Marcando a estréia do G700 na Dubai Airshow, na expectativa da certificação próxima, Gulfstream espera iniciar entregas do modelo ainda neste ano, em 16.11.23


À medida que o G700 está próximo da certificação (no EUA) pela FAA nas próximas semanas, a Gulfstream Aerospace continua a expandir seus esforços de marketing na região do Golfo para seu novo produto top, exibindo o jato executivo de alcance ultralongo na Dubai Airshow pela primeira vez.

Na programação da feira do Golfo (entre os dias 13 e 17), a fabricante americana divulgou que ainda espera a certificação do G700 até o final do ano, reiterando de momento recentemente que “continua se aproximando de sua conclusão final”.

Durante a recente reunião com analistas de mercado financeiro na divulgação dos resultados trimestrais (3T23), a fabricante, no entanto, admitiu que a aprovação do modelo pela FAA depende da disponibilidade de recursos da agência e do crédito que possa receber pelos seus vôos de demonstração.

Em antecipação à certificação, a Gulfstream está construindo um “estoque” das aeronaves.

Jason Aiken, vice-presidente executivo de tecnologias e CFO da General Dynamics, controladora da Gulfstream, disse aos investidores que se a certificação ocorrer no início de meados de dezembro, o primeiro G700 poderá ser entregue antes do final do ano. “Temos uma boa chance de dar largada nas entregas planejadas do G700 neste ano. Obviamente, se isso avançar ainda mais, isso colocará isso um pouco em risco”, falou Aiken.

A Gulfstream tinha como meta 19 entregas de G700 neste ano e, no final de outubro, 15 jatos do modelo já estavam “prontos para uso e em boa forma”, acrescentou Aiken.

À medida que a obtenção da aprovação se aproxima, a Gulfstream conseguiu o aumento do alcance da aeronave e os parâmetros de desempenho de velocidade. O alcance agora se estende para 7.750 MN com operação à velocidade de MACH 0,85 e de 6.650 à velocidade de MACH 0,90, representando um aumento de 250 MN em ambas as operações (a M0,85 e M0,90). O MACH Máximo Operacional (MMO) também aumentou, de MACH 0,925 para M0,935. E, mais, a fabricante conseguiu a redução da altitude de pressurização da cabine, para 2.840 pés para altitude de vôo a 41.000 pés.

Na agenda comercial na Dubai Airshow, Scott Neal, vice-presidente sênior de vendas mundiais da Gulfstream, destacou o compromisso da fabricante com o Golfo e além. “Temos uma longa história no Oriente Médio e nas regiões vizinhas. Recentemente, anunciamos uma série de capacidades aumentadas em toda a frota e estamos ansiosos para nos encontrarmos com clientes e convidados na Dubai Airshow”, disse Neal.

Na Dubai Airshow, a Gulfstream marca presença com o modelo também cabine larga de longo alcance G500, junto com o G700.

Acumulando quase 60 recordes de velocidade de pares de cidades, o G500 pode voar 5.300 MN a MACH 0,85 e 4.500 MN à MACH 0,90. A Gulfstream observou que a aeronave se tornou o primeiro jato executivo certificado para capacidade aprimorada de sistema de visão de vôo para pouso (enhanced flight vision system-to-land capability) e, mais recentemente, obteve aprovação de aproximação de rampa íngreme (steep approach). [EL] – c/ fonte