Marinha do EUA avalia aeronaves Electra eSTOL para operações baseadas em navios, em 05.05.24


A M
arinha do EUA encarregou a Electra de explorar como suas aeronaves STOL em desenvolvimento poderiam ser operadas a partir de navios, para missões logísticas em zonas de conflito. Em 24 de abril, a Electra (empresa com sede na Virgínia/EUA) recebeu um contrato do Comando de Sistemas Aéreos Navais, uma semana depois que o Exército do EUA encomendou para Electra a pesquisa de outras aplicações militares para o projeto de asa propelida (blown-wing design).

A Electra trabalhará com a Marinha para definir casos de uso específicos de “logística contestada” (contested logistic) e para conduzir um estudo de projeto conceitual para avaliar como a aeronave híbrida-elétrica poderia ser operada a partir de convés de navios.

A aeronave, que se destina a transportar até nove passageiros ou 2.500 lb. de carga, deverá ser capaz de operar com corrida de decolagem de até 150 pés (45 m.)

“Ambiente logístico contestado” significa um ambiente em que as forças armadas se envolvem em conflito com um adversário que apresenta desafios em todos os domínios e visa diretamente operações, instalações e atividades logísticas no EUA, no exterior ou em trânsito de um local para o outro. Assim, a logística contestada envolve a movimentação de pessoal militar e suprimentos de/para áreas que são difíceis de alcançar ou apoiar.

Cada vez mais, o Pentágono está a considerar novas opções para equipar as forças armadas do EUA com a capacidade de responder a novas ameaças e desafios, ao mesmo tempo que procura reduzir a produção de carbono das operações de vôo.

“O eSTOL da Electra tem todos os recursos tecnológicos certos para ajudar a Marinha a enfrentar os desafios logísticos da aviação da próxima geração”, disse Ben Marchionna, diretor de tecnologia e inovação da Electra. “Com nossa combinação diferenciada de propulsão elétrica híbrida e asa fixa soprada, podemos oferecer cargas úteis e alcances relevantes para o teatro de operações do Pacífico, e a capacidade de operar em espaços do tamanho de um campo de futebol, bem como em muitas embarcações navais e ativos adjacentes, todos desde o primeiro dia”, Marchionna completou.

De acordo com Marchionna, a aeronave poderia se tornar um ativo fundamental no programa conjunto de Comando e Controle All-Domain (todos dos domínios) das forças armadas do EUA.

A Força Aérea do EUA também está avaliando o design eSTOL da Electra.

A Electra pretende colocar a aeronave ao mercado em 2028, após obter a certificação Tipo em conformidade ao regulamente PART-23, da FAA. Agora, está testando em vôo uma aeronave de demonstração de tecnologia de dois lugares enquanto se prepara para começar a voar um protótipo em escala real em 2026. [EL] – c/ fonte