Marinha da França se tornará a primeira operadora militar européia do Pilatus PC-24, em 01.11.25
Em nota no dia 24, a fabricante suíça Pilatus Aircraft divulgou que a Marinha da França se tornará a primeira operadora militar européia do jato PC-24. Uma frota de jatos PC-24 será adquirida da Pilatus e arrendada à Marinha Francesa pela Jet Aviation France, que atuará como contratante principal. A entrega do primeiro dos três jatos PC-24 está prevista para fevereiro de 2026.
O PC-24 será utilizado pela Marinha francesa, principalmente, para treinamento de pilotos, incluindo treinamento e verificações periódicas da capacidade (proficiência) de vôo (em condições de meteorologia com e sem visibilidade), além do transporte de cargas urgentes.
A Pilatus fornecerá seu abrangente programa de suporte CrystalCare, garantindo máxima disponibilidade e manutenção eficiente para a frota.
Projetado para oferecer excepcional flexibilidade operacional, o PC-24 é certificado para operações com um único piloto, equipado com porta de carga padrão e aprovado para uso em pistas não-pavimentadas. Essas características tornam a aeronave ideal para uma ampla gama de missões governamentais, com inclusão de treinamento de pilotos de vôo por instrumentos (IFR), transporte e missões de ligação.
“Foi um privilégio trabalhar em conjunto com a DMAé [Direction de la Maintenance Aéronautique – Direção da manutenção Aeronáutica] e a Pilatus na seleção e aquisição da nova frota de PC-24 para a Marinha Francesa”, afirmou Jeremie Caillet, presidente da Jet Aviation. “Com mais de 55 anos de experiência em manutenção, incluindo mais de 35 anos trabalhando com frotas governamentais, estamos comprometidos em fornecer aos nossos clientes soluções especificamente adaptadas para atender às suas necessidades de missão individuais. Temos o prazer de expandir nosso relacionamento de longa data com a Pilatus para propor um programa de aquisição e sustentação que atenda aos requisitos da Marinha Francesa, tanto em termos de aeronaves quanto de manutenção e preparação contínuas da frota”, discorreu Caillet.
“A Jet Aviation tem uma longa história de apoio a frotas governamentais europeias, tanto em bases quanto fora delas”, afirmou Fabien Fuster, vice-presidente de serviços governamentais para a região EMEA (Europa, Oriente Média e África) da Jet Aviation. “Após a entrega da aeronave, nossa equipe fornecerá serviços de manutenção em sua base, garantindo a prontidão operacional em todos os momentos. Com 16 centros de manutenção em todo o mundo e mais de meio século de experiência atendendo clientes corporativos, VIP e governamentais, podemos contar com uma sólida experiência e capacidade global, oferecendo suporte contínuo aos clientes, mesmo nas atividades de manutenção ou CAMO [Continuing Airworthiness Management Organisation – Organização de Gestão da Aeronavegabilidade Continuada] mais complexas. Estamos ansiosos para continuar trabalhando com a Marinha Francesa e contribuir para o sucesso contínuo da frota”, completou Fuster.
A entrada do PC-24 em serviço militar europeu reforça a versatilidade da aeronave e está alinhada com o foco da divisão de aviação governamental da Pilatus – Pilatus Government Aviation – em fornecer aos operadores de Estado soluções prontas para a missão que vão além das funções tradicionais de treinamento.
Ioannis Papachristofilou, vice-presidente de Aviação Governamental da Pilatus, enfatizou: “Estamos muito satisfeitos em ver o PC-24 selecionado para atender às necessidades operacionais da Marinha Francesa, o que destaca suas capacidades únicas como uma plataforma flexível e confiável para missões governamentais. Nossa colaboração com a Jet Aviation tem sido exemplar e fundamental para alcançar esse sucesso, e aguardamos ansiosamente a primeira entrega em alguns meses”. [EL]
