Marinha do EUA assina contrato com a Textron para aviões-treinador multimotor com plataforma King Air 260, para substituição do treinador baseado no King C90, em 04.02.23
O Comando de Sistemas Aéreo Naval do EUA concedeu contrato de fonte única à Textron Aviation para 10 aeronaves Beechcraft T-54A adaptada para requisitos de uma aeronave METS – Multi-Engine Training System (sistema de treinamento multimotor). As novas aeronaves serão baseadas no modelo bimotor turboélice executivo King Air 260 e farão fazem parte de um contrato de US$ 113,1 milhões que também inclui equipamentos de suporte, peças de reposição e treinamento, numa programação de recebimento entre 2024 e 2026.
Em última análise, a Marinha americana pretende adquirir até 64 unidades T-54A em um negócio que pode atingir cifra de US$ 677,2 milhões.
Os turboélices T-54A serão usados para treinar pilotos da Marinha, do Corpo de Fuzileiros Navais e da Guarda Costeira destinados a voar o que o serviço chama de aeronaves de “impulso sem linha de centro”, que se compõem do C-130 Hercules, E-6 Mercury (B.707 na versão militar para missão de posto de comando aéreo e retransmissor de comunicações), P-8 Poseidon (B.737 na versão militar), E-2 Hawke (bimotor turboélice Northrop Grumman para missão tática de alerta aéreo antecipado) e o V-22 Osprey (Bell Boeing, uma aeronave militar multifunção, capaz de pousos e decolagens verticais e curta distância – VTOL e STOL).
Os turboélices T-54A serão usados para instrução de pilotos no vôo avançado por instrumentos e operação com assimetria de motor. No serviço do Comando de Treinamento da Marinha-Naval, o T-54A substituirá o Beechcraft T-44C Pegasus, baseado no King Air H90 (King Air C90 na versão militar, com motorização PT6A-34B, de 750 SHP, para a Marinha do EUA).
A Marinha comprou 61 aviões King Air H90, com a designação T-44, ao final dos anos 1970, atualizando-os com novos aviônicos para o padrão T-44C no final dos anos 2000. Atualmente o H90/T-44 Pegasus serve no programa Training Air Wing Four na NAS (Sistemas Aéreo Naval) de Corpus Christi, no Texas, servindo com dois esquadrões: VT-31 “Wise Owls” e VT-35 “Stingrays”. A retirada de serviço da frota do T-44C deve começar seis meses após a entrega do primeiro T-54A.
“A nova aeronave METS nos dará a capacidade de treinar pilotos em todos os serviços com uma plataforma avançada que representa melhor as aeronaves da frota”, disse a capitã Holly Shoger, gerente do programa Naval Undergraduate Flight Training Systems Program Office (PMA-273) – depto. de programa de sistemas de treinamento de vôo. “O T-54A incluirá os mais recentes aviônicos e atualizações de navegação, como realidade virtual e dispositivos de realidade aumentada, para garantir que os pilotos estejam prontos para enfrentar quaisquer desafios que surjam no campo de batalha de amanhã”, completou a oficial Shoger.
Os requisitos para aeronave METS compreendia especificação de uma aeronave pressurizada com assentos lado a lado e assento de observador (jump seat) na cabine e um compartimento de carga reconfigurável na cabine. Os aviônicos devem incluir telas multifuncionais com um mapa/carta móvel digital, rádios redundantes de ultra-alta (UHF) e alta frequência (VHF), um sistema integrado de posicionamento global/sistema de navegação inercial, transmissão automática dependente de vigilância (ADS-B), sistema de gerenciamento de vôo (FMS), radar meteorológico, rádio-altímetro e um gravador de dados de cabine de comando. Outros requisitos incluem a certificação FAA para operações Single Pilot e Dual Pilot em condições VFR/IFR diurna/noturna; a aeronave também deve ser equipada com sistemas para capturar dados para o sistema Condition-Based Maintenance Plus (manutenção monitorada e assistida), que fornece monitoramento de tendências da integridade da aeronave e manutenção prognóstica.
A Textron foi a única participante da licitação, oferecendo o modelo King Air 260 atendendo a maioria dos requisitos com a sua versão de transporte executivo. Pequenas modificações fornecerão à versão T-54A uma capacidade de operação com alto ângulo de ataque, necessária para treinar pilotos que pousarão o E-2 Hawkeye a bordo de porta-aviões. [EL] – c/ fontes