Membros de comunidade aeronáutica participam do II Simpósio Operacional do ICA/DECEA, em 15.10.24
Nota postada no dia 11 pelo DEEA divulgou a realização do Segundo Simpósio Operacional do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), na sede da unidade, no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 70 participantes e foi transmitido ao vivo pelo canal do DECEA no YouTube. O evento foi marcado pela inovação, colaboração e troca de conhecimentos entre as principais forças da aviação brasileira.
Representantes de organizações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da ANAC, da INFRAERO, de empresas operadoras de aeroportos e companhias aéreas participaram de palestras e da Petrobras participaram de palestras e debates nas áreas de Gerenciamento da Informação Aeronáutica, Cartografia Aeronáutica, Concepção do Espaço Aéreo e Plano Básico de Aeródromos.
Para o diretor-geral do DECEA, tenente-brigadeiro do ar Alcides Teixeira, o simpósio estimula o trabalho conjunto entre o Departamento e a indústria aeronáutica, tendo em vista a segurança do espaço aéreo brasileiro. “Estamos aqui para aumentar o nosso aprendizado e para poder fazer com que a nossa comunidade aeronáutica evolua junto. Juntos fazemos um trabalho muito melhor”, destacou o oficial.
O ciclo de palestras teve início com a apresentação dos processos e sistemas utilizados pela AGA – de Aerodromes, Air Routes and Ground Aids (Aeródromos, Rotas Aéreas e Auxílios terrestres). O chefe da Seção de Planejamento de Aeródromos do DECEA, major especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Luís Werneck Nunes, destacou os benefícios procedentes da aprovação dos Planos de Zona de Proteção, como evitar a proliferação de obstáculos no entorno dos aeródromos e garantir a integridade dos sinais eletromagnéticos.
Os representantes da ANAC abordaram temas como o manual obras e serviços de manutenção da Agência, além dos auxílios visuais PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e o ILS (Sistema de Pouso por Instrumento), com destaque para o novo fluxo do processo de homologação destes auxílios estabelecido pelo DECEA e a ANAC.
A RIOgaleão, concessionária que administra o Aeroporto Internacional do Galeão (SBGL), no Rio de Janeiro, trouxe o caso de negócio “Stock Car no Galeão”, abordando o planejamento, desafios encontrados e lições aprendidas da realização de grandes eventos em áreas aeroportuárias.
As Informações Aeronáuticas, os processos e os projetos do ICA foram os assuntos de destaque da palestra realizada pelo primeiro-tenente especialista em Informações Aeronáuticas César Fagundes Monteiro. Destaque para o projeto ECO-NORTE, que abrange as Áreas de Controle Terminal (TMA) de Manaus, Belém e Cuiabá, e projeto “Viracopos”, direcionado para as TMA São Paulo e Rio de Janeiro. Ambos os projetos visam reduzir a emissão de CO2 através de trajetórias IFR mais eficientes.
Ao término das apresentações, o coordenador-geral do simpósio, major aviador Jair Vinicius Romano, mediou um debate com as perguntas e dúvidas enviadas pelos participantes aos palestrantes.
No encerramento do evento, o diretor do ICA, coronel aviador Devilan Dutra Paulon Júnior, destacou o sucesso desta edição. “Agradeço aos palestrantes pela disponibilidade em participar dessa edição do nosso simpósio, certos de que seus conhecimentos e experiências engrandeceram este evento. Cumprimos, com sucesso, o objetivo de promover a integração entre os usuários do espaço aéreo e os legisladores”, declarou o oficial.
Palestras do II Simpósio Operacional do ICA – no canal DECEA, através do link:
https://www.youtube.com/live/8cmbOvyyCfQ