Membros de organização estudantil social-política promovem protesto supostamente pró-clima com invasão de área de movimento de aeronaves e forçam suspensão de vôo em Berlim, na Alemanha, em 29.11.22


Na quinta dia 24, membros da organização de liderança estudantil The Last Generation (“A Última Geração”) violaram o cercamento perimetral do Aeroporto de Brandemburgo (BER), em Berlim, na Alemanha, com o objetivo de uma concentração na área de movimentação de aeronaves do aeroporto em protesto contra as emissões de gases de efeito estufa atribuíveis à aviação comercial e à suposta inação do governo alemão em relação às mudanças climáticas.

Os ativistas transmitiram sua ação ao vivo via Twitter. Vídeo dos membros organização cortando as cercas do aeroporto nos setores norte e sul do aeroporto, dispondo-se pelas superfícies ativas do aeroporto e segurando faixas racionalizando suas ações foi transmitido de forma aberta pela internet.

As incursões forçaram a suspensão das operações de vôo por quase duas horas, durante as quais a polícia confrontou e isolou os manifestantes. As autoridades aeroportuárias autorizaram a retomada dos vôos às 17:15 GMT — 18h15, horário local.

Embora o número exato de invasores permaneça desconhecido, a polícia local informou que cada grupo de manifestantes da organização que entrava no aeroporto era composto por vários indivíduos – muitos dos quais foram presos e agora enfrentam acusações de invasão de propriedade, danos à propriedade e interferência no tráfego aéreo.

O outono (do hemisfério norte) de 2022 viu os membros da The Last Generation (“A Última Geração”) realizarem inúmeras ações de protesto em toda a capital alemã, inclusive em estradas e cruzamentos públicos e em ministérios do governo.

O ministro dos Transportes alemão, Volker Wissing, chamou os protestos da organização de “cada vez mais inescrupulosos” e sugeriu “que a “sociedade não poderia aceitar tal comportamento”.

Em seu site, a organização The Last Generation (“A Última Geração”) apresenta-se: “Estamos cansados ​​de líderes agindo como crianças e acreditamos que agora é a hora das crianças agirem como líderes. Acreditamos que todos têm direito a ar puro, água limpa e, o mais importante, um planeta limpo. Por meio de nossa plataforma, esperamos fazer a diferença, fornecendo essas coisas a todas as pessoas em todo o mundo, independentemente de raça, status socioeconômico ou orientação sexual”. A organização declara sua missão como de “Promover uma iniciativa coletiva geracional para proteger nossa terra (sic) e construir um futuro mais substancial, popularizando o contato com os formuladores de políticas, mantendo um fórum aberto para discutir questões pertinentes às comunidades marginalizadas e reforçando esses ideais por meio da motivação estudantes para deslegitimar o estereótipo de que eles são muito jovens para fazer uma mudança tangível em nossa sociedade”. [EL] – c/ fontes