Mercado de aviação executiva asiático mantendo crescimento, e discutindo segurança, em 03.12.25


Em post na plataforma online da AIN no dia 03, a redatora de notícias do mercado da Ásia Jennifer Meszaros repercutiu que a AsBAA – Asian Business Aviation Association (Associação Asiática de Aviação Executiva) realizou seu Simpósio Internacional de Segurança da Aviação Geral e Executiva da China edição 2025 durante a feira Aero Asia na semana antecedente (27 nov. a 01 de dez.).

O evento na cidade chinesa de Zhuhai reuniu reguladores, operadores e representantes do setor para discutir segurança, eficiência operacional e desenvolvimento sustentável na China e no mercado de aviação executiva da região Ásia-Pacífico (APAC). O evento ocorreu em um momento em que o mercado de voos fretados da Ásia-Pacífico tem apresentado um crescimento significativo nos últimos dois anos.

Na abertura do simpósio, Rocky Zhang, vice-presidente de assuntos governamentais da Textron China e presidente do Bloco da China Continental e do Conselho de Diretores da AsBAA, enfatizou que a segurança é a base do crescimento da aviação geral e executiva na região Ásia-Pacífico (APAC).

O presidente da AsBAA, Phil Balmer, destacou o potencial da APAC, observando que região agora abriga mais de 1.100 aeronaves executivas, com a China representando um importante mercado em crescimento.

Dados da Jet Master, operadora-membro da AsBAA China, mostram que a atividade da aviação executiva na China, no período de janeiro a outubro de 2025, aumentou 6,2% na comparação ano x ano, incluindo os movimentos de FBO (base de serviços de apoio a operadores aéreos em aeroportos) em Hong Kong e Macau. O número de jatos executivos registrados expandiu-se pelo quarto ano consecutivo, refletindo uma integração mais profunda com as redes globais de aviação. As tendências de vôos mostram picos durante grandes eventos internacionais, com as operações transfronteiriças, particularmente com o Sudeste Asiático, representando o segmento de crescimento mais rápido.

Nesta semana, o Asian Sky Group publicou seu Relatório de Fretamento da Região Ásia-Pacífico – 2025, observando que, em meados de 2025, a frota de fretamento atingiu 430 aeronaves, um aumento de 18,8% em relação às 362 aeronaves em meados de 2023, com todas as sub-regiões registrando crescimento. O sul da Ásia liderou a expansão, impulsionada principalmente pela Índia, cuja frota cresceu 53,2%, para 121 aeronaves, ultrapassando a Austrália como o maior mercado de fretamento. A frota da Austrália aumentou para 107 aeronaves, mantendo sua posição como o segundo maior mercado, enquanto o Japão, o Sudeste Asiático, a Grande China e o nordeste Asiático também apresentaram ganhos constantes.

A composição da frota de aeronaves executivas da Ásia-Pacífico reflete tanto as preferências do mercado quanto as demandas operacionais. Jatos cabine larga de longo alcance continuam sendo a categoria predominante, representando 23,7% da frota, seguidos por jatos cabine larga com 21,2%, jatos leves com 20%, jatos médios com 19,3%, jatos muito leves com 11,9% e aeronaves do transporte comercial na versão corporativas com 4%.

As fabricantes Textron, Bombardier e Gulfstream continuam a dominar o mercado executivo asiático, respondendo por aproximadamente três quartos (75%) da frota regional, com a Gulfstream e a EMBRAER apresentando o maior crescimento de frota nos últimos anos.

De acordo com o relatório do Asian Sky Group, a Textron permaneceu como a maior fabricante de aeronaves na frota de fretamento da Ásia-Pacífico, detendo uma participação de mercado de 30,9% em meados de 2025. A série Cessna Citation continuou sendo o modelo mais popular, particularmente na Índia e na Austrália, refletindo a demanda consistente por jatos leves e médios.

A frota de fretamento Bombardier teve um aumento modesto, chegando a 103 aeronaves, incluindo dois novos jatos Global adicionados na Índia e na Malásia para atender à demanda por viagens de negócios de longa distância.

A Gulfstream também viu sua frota no mercado asiático expandir, passando de 57 para 82 aeronaves, um aumento de 43,9%, impulsionado em parte por proprietários que converteram jatos gerenciados em operações de fretamento para melhorar a utilização.

A frota de jatos de grande porte da EMBRAER expandiu-se principalmente na Índia e na Indonésia, com a aquisição de 34 aeronaves usadas desde meados de 2023. As aeronaves têm, em média, mais de 15 anos de idade, um pouco acima da média da região.

O jato leve PC-24 da Pilatus também ganhou força, dobrando de sete para 15 aeronaves na região, incluindo quatro novos jatos adquiridos pela indiana Karnavati Aviation, do Grupo Adani, para atender rotas de curta distância dentro da Índia.

A concentração de operadores também mostra uma mistura de empresas consolidadas e emergentes.

A TAG Aviation, a Phenix Jet, a Karnavati Aviation e a VSR Ventures lideram com frotas de mais de 10 aeronaves, enquanto outros 23 operadores mantêm frotas menores, de três a quatro aeronaves. Os dados da pesquisa indicam uma demanda sustentada por serviços de fretamento aéreo, com registros de segurança, qualidade do serviço e reputação permanecendo como os principais fatores que influenciam as decisões dos clientes.

Durante o Simpósio Internacional de Segurança da Aviação Geral e Executiva da China edição 2025 da AsBAA, representantes da Textron China, Hong Kong Business Aviation Centre, ExecuJet Haite Tianjin e Metro Jet discutiram como os fatores humanos contribuem para mais de 80% dos incidentes na aviação, enfatizando a importância dos sistemas de gestão da segurança (SMS) e das estruturas de gestão de ameaças e erros. Os riscos operacionais emergentes incluíram a dependência excessiva da inteligência artificial, os desafios de segurança associados a veículos terrestres de novas energias, as complexidades da gestão de dados e a escassez de pessoal treinado.

Apresentando um plano abrangente de SMS que abrange avaliação pré-voo, controle em vôo e otimização pós-vôo, a Star Jet ofereceu uma referência para operações em aeroportos chineses. Os programas de resgate aeromédico foram destacados, incluindo lições aprendidas na cidade de Lishui, na província de Zhejiang, onde 93 pacientes foram transportados no último ano, alcançando uma taxa de sucesso de 100% em casos de rotina e de 91,6% em emergências críticas, mantendo um custo operacional de aproximadamente US$ 6 por minuto.

Segundo Peiyi Wang, líder do programa de resgate aeromédico da Star Jet para a Comissão de Saúde da cidade de Lishui, o programa utiliza seguro médico aeronáutico acessível e parcerias público-privadas, coordenando helicópteros, aeronaves de asa fixa e drones para a entrega de suprimentos médicos.

Representantes da Reignwood Asian General Aviation Beijing, da Bell China e do Avion Pacific Group também compartilharam experiências sobre a coordenação entre helicópteros e aviões, redes de resgate em parceria público-privada e aplicações de drones para o transporte de suprimentos médicos.

No âmbito regulatório, Ingrid Lagarrigue, representante-chefe da EASA para o Norte da Ásia, discutiu a iniciativa européia GA Flightpath 2030+ (Avição Geral – Trajetória de Vôo 2030+) destacando a simplificação regulatória, a digitalização e a adoção de energia sustentável.

Kyle James, gerente de desenvolvimento de negócios da Autoridade de Aviação Civil das Bermudas, apresentou a cooperação global, a supervisão da segurança do ciclo de vida e os padrões de aeronavegabilidade.

A fabricante americana Joby Aviation participou remotamente, apresentando atualizações sobre o desenvolvimento de aeronaves eVTOL e práticas de segurança operacional.

Em suas considerações finais, Paul Desgrosseilliers, vice-presidente da AsBAA e gerente geral da ExecuJet Haite China, defendeu a quebra dos silos de dados para promover o compartilhamento de conhecimento sobre segurança.

Geoffrey Jackson, diretor executivo do Programa de Cooperação em Aviação EUA-China, enfatizou que a colaboração e um Sistema de Gestão de Segurança (SMS) robusto são essenciais para a resiliência do setor e a excelência operacional.

O simpósio, coorganizado pela AsBAA e pela Messe Frankfurt (Zhuhai) Airshow Co., com o apoio da Bombardier, concluiu com apelos por maior colaboração e compartilhamento de dados entre as operadoras para aprimorar a segurança e a eficiência operacional em toda a região da Ásia-Pacífico. [EL]