Mercado de jato executivo usado enfrenta desaceleração, com aumento de estoque e queda de preços (acumulado por 18 meses), aponta especialista de avaliação Vref, em 21.07.24


A editora da revista de aviação mensal AIN Kerry Lynch escreveu post no dia 18, na plataforma digital da mídia, para abordar o mercado de jatos executivos usados pela ótica do acompanhamento da especialista em avaliação Vref.

Lynch escreveu que o mercado de aeronaves executivas usadas registrou seis trimestres (18 meses) consecutivos, ou 1,5 ano, de aumento de estoques e de queda de preços, com as aeronaves permanecendo em oferta no mercado por mais tempo, de acordo com a especialista em avaliação Vref.

“O mercado da aviação, tradicionalmente resiliente, está enfrentando desafios únicos neste verão [do hemisfério norte]”, disse o presidente da Vref, Jason Zilberbrand, nas perspectivas para meados do ano de 2024 da especialista. “Estamos observando uma desaceleração nas transações de aviação executiva, com uma frota envelhecida e maiores reduções de preços para fechar negócios”, completou Zilberbrand.

O estoque de jatos executivos usados ​​aumentou 18% na base de comparação ano x ano, aponta Lynch. Zilberbrand disse: “Minha caixa de entrada está inundada com notificações de redução de preços. As aeronaves que não são vendidas há mais de 90 dias são muitas vezes supervalorizadas [sobre714 movimentos, precificadas], refletindo uma necessária correção de mercado pós-Covid”.

De acordo com a Vref, o estoque de jatos executivos cresceu de 1.857 aeronaves no quarto trimestre de 2022 (4T22) para 2.719 um ano depois (4T23), um aumento de 862 aeronaves (46,4%), e para 2.737 aeronaves no trimestre seguinte (1T24), um aumento de 18 aeronaves (0,66%) em 3 meses e de 880 aeronaves (47,4%) em 18 meses (em 2022 e o 1T24).

No entanto, o desempenho de estoque e negócios depende do modelo. Os jatos mais novos estão mantendo posições de mercado mais fortes, com uma demanda reduzida por jatos mais antigos, aponta a Vref.

Apontando para modelos específicos, a Vref observa que o jato leve Cessna Citation M2 tem um tempo de venda estimado de seis (6) meses e uma diminuição de preço de 5%, com cerca de 6,5% à venda. O jato leve EMBRAER Phenom 100 tem um tempo de venda estimado de cinco (5) meses e uma redução de preço de 7%, com 6% da frota à venda. O HondaJet, da Honda Aircraft, tem um tempo de venda estimado de 1,5 anos (18 meses) com uma redução de 5% no valor, com 18% da frota em oferta no mercado.

Enquanto isso, o jato Dassault Falcon 2000EX EASy tem um tempo de venda para negociação estimado de 2,5 anos, com uma redução nos valores de 8% neste trimestre, com 6% da frota estando à venda. O Gulfstream G550 tem um tempo de venda estimado de seis meses e um declínio de 4% no valor, com 6% da frota à venda.

Impulsionando este abrandamento da atividade do mercado estão as taxas de juros mais elevadas, superiores a 8%, que estão dissuadindo empréstimos e financiamentos. “Como resultado, o mercado está em estagnação, com muitas transações adiadas até que as taxas de juros caiam potencialmente no final do ano”, avalia a Vref.

A especialista de avaliação de aeronaves executivas usadas apontou ainda para as próximas eleições presidenciais americanas, o que aumenta a incerteza. Os anos eleitorais tendem a criar alguma volatilidade no mercado, observou Vref.

No entanto, com a queda dos valores, os compradores têm mais oportunidades e capacidade de negociar melhores condições, salienta a Vref. “Este ambiente está propício para aqueles que podem aproveitar financiamento alternativo e estruturas de negócios criativas”, disse Zilberbrand.

Além de suas perspectivas de mercado, a Vref divulgou que em breve lançará uma nova versão de seu software que fornecerá dados intuitivos que economizarão tempo e fornecerão insights mais abrangentes para avaliação de aeronaves. [EL] – c/ fonte