Mercado de jatos executivos está se normalizando, com redução das operações de vôo e das transações, estoques e preços mais estáveis para modelos de aeronaves mais “jovens”, e aumento no atraso das entregas pelas fabricantes, no 1T24, na avaliação da GJC, em 23.06.24


A provedora de soluções de financiamento Global Jet Capital (GJC) viu a continuidade da normalização no mercado de aeronaves executivas no primeiro trimestre deste ano (1T24), após a alta experimentada em período logo após pandemia, no trimestre 1T24 com as operações de vôo e os volumes de transações diminuindo, os níveis de estoque disponíveis aumentando, mas ainda baixos, e as encomendas em atraso das fabricantes crescendo, na base  da comparação ano x ano. Este quadro se materializou com a cena da economia também continuando a enfrentar uma série de desafios que afetaram o crescimento. Apesar destes desafios, a aviação executiva permaneceu resiliente.

Da forma como as coisas estão, a indústria está bem posicionada para enfrentar qualquer crise econômica futura, declarou a GJC em seu último Resumo do Mercado de Aviação Executiva (Business Aviation Market Brief – Q1 2024), divulgado no dia 18.

A GJC conclui que as operações de vôos e transações de aeronaves (jatos executivos) desaceleraram em relação aos máximos históricos; no entanto, as operações de vôo permaneceram bem acima dos níveis anteriores à COVID-19 e as transações permaneceram dentro da faixa das médias históricas.

Nos últimos trimestres, surgiu uma mudança no estoque e nos valores das aeronaves. Durante a expansão pós-COVID, as aeronaves mais antigas tornaram-se muito populares devido a sua ampla disponibilidade. No entanto, à medida que o mercado se normalizou, a procura por estas aeronaves diminuiu. Como resultado, as listagens de aeronaves e o inventário de aeronaves com mais de 12 anos aumentaram, enquanto os valores para este segmento diminuíram. Ao mesmo tempo, os estoques e os valores das aeronaves com 12 anos ou menos permaneceram praticamente estáveis.

Além da estabilidade no jovem mercado de usados, as fabricantes continuam a reportar uma forte entrada de encomendas e o crescimento das carteiras de encomendas por entregar (backlogs). Como resultado, o mercado de jatos executivos está numa posição forte para permanecer resiliente a quaisquer potenciais perturbações econômicas.


Texto completo:

https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2024/06/Mercado-jatos-executivos-reporte-trimestral-1T24-da-GJC.pdf