Mercado de jatos executivos usados aquecido, com redução de estoque de aviões à venda e elevação de preços, segundo levantamento da instituição de investimentos financeiros Jefferies, em 07.12.21


O número total de jatos executivos usados ​​à venda no mês passado (novembro) caiu 53% em relação ao mesmo mês de um ano antes e 8% em outubro, de acordo com dados da Jefferies Equity Research e da Amstat.

O estoque de jatos executivos à venda era de 795 aeronaves, o que equivale a 3,2% da frota ativa. O estoque de jatos executivos de modelos mais novos – ou seja, em produção ou menos de sete anos fora de produção – caiu 62% na comparação ano a ano (YoY), correspondendo a 2,2% da frota à venda.

A Jefferies divulgou que o declínio foi amplo em todos os segmentos de mercado, com a maior redução de estoque ocorrendo em jatos de médio porte, com redução de 57% na base anual, para o equivalente a 2,8% da frota ativa. O estoque de jatos de cabine larga caiu 48% em relação ao ano anterior, para 3% da frota ativa, enquanto os jatos leves caíram 51%, para 3,8% da frota em serviço.

O estoque como uma porcentagem das frotas ativas no mês passado por fabricante de aeronaves era:
– Bombardier, 2,4%;
– Dassault Falcon, 2,7%;
– EMBRAER, 2,1%;
– Gulfstream, 2,5%; e,
– Textron Aviation (Cessna Citation), 1,9%.

Ainda segundo levantamento da Jefferies, os preços de tabela subiram para a maioria dos fabricantes, com a Gulfstream liderando esta movimentação, com alta de 27% no ano. Em seguida, veio a Bombardier, com preços 10% acima do ano anterior, a EMBRAER, com alta de preço de 8%, e a Textron Aviation, com um aumento de 4%. Os preços da linha Dassault Falcon caíram 3% no ano, registrou a Jefferies. [EL] c/ fontes