México revisa requisitos do seu sistema de informação de passageiros para controle da aviação executiva em vôos de/para o país, em 18.09.25


Em post no dia 18 na plataforma online da AIN, Gordon Gilbert, articulista-colaborador da mídia de regulações e acidentes repercutiu a revisão de requisitos do sistema APIS – Advanced Passenger Information System (sistema de informação de passageiros avançado) do México.

Os requisitos revisados ​​do sistema avançado de informações sobre passageiros (APIS) para viagens no México foram instituídos nesta semana. Um novo processo de envio em duas etapas agora se aplica a todos os voos particulares e fretados de/para o México.

De acordo com a OpsGroup, provedora de dados de vôos para aviação executiva, e a CST Flight Services, provedora de assistência em solo internacional com sede em Miami (EUA), o primeiro envio do APIS deve ser feito até duas horas antes da partida, tanto para vôos partindo como chegando. O segundo encaminhamento deve ser a confirmação dos passageiros a bordo, “enviado após o fechamento das portas e antes da decolagem”.

As operadoras podem enviar suas informações do APIS de três maneiras:
– por meio da ARINC (considerada a única fornecedora autorizada para o envio de manifestos);
– por meio de alguns provedores de serviços terceirizados que podem lidar com o processo de envio diretamente por meio de sua conta ARINC; ou,
 – por uma planilha Excel preenchida enviada por e-mail.

No entanto, a opção por e-mail é limitada a quatro viagens de ida e volta para o México por ano. Além disso, ao usar e-mail, o envio é encaminhado para o sistema da ARINC, mas nenhuma resposta é retornada. “Ao enviar por meio de um portal dedicado da ARINC, os operadores recebem uma resposta imediata, confirmando que o arquivo Excel foi carregado com sucesso ou sinalizando erros que precisam ser corrigidos e reenviados”, observaram a OpsGroup e a CST.

O não cumprimento dos requisitos do APIS pode resultar em multas que variam de US$ 1.471 a US$ 14.711, segundo a CST.

Desde que o México emitiu as regras do APIS pela primeira vez em 2012, os requisitos evoluíram diversas vezes, com mudanças nos prazos e procedimentos. Um guia online para preenchimento e envio dos formulários está disponível, podendo ser “baixado”: [EL] – c/ fonte
https://www.inm.gob.mx/static/pdf/Filling_guide_format_to_send_passengers_and_crew_lists_of_Private_Aircrafts.pdf