México revisa requisitos do seu sistema de informação de passageiros para controle da aviação executiva em vôos de/para o país, em 18.09.25
Em post no dia 18 na plataforma online da AIN, Gordon Gilbert, articulista-colaborador da mídia de regulações e acidentes repercutiu a revisão de requisitos do sistema APIS – Advanced Passenger Information System (sistema de informação de passageiros avançado) do México.
Os requisitos revisados do sistema avançado de informações sobre passageiros (APIS) para viagens no México foram instituídos nesta semana. Um novo processo de envio em duas etapas agora se aplica a todos os voos particulares e fretados de/para o México.
De acordo com a OpsGroup, provedora de dados de vôos para aviação executiva, e a CST Flight Services, provedora de assistência em solo internacional com sede em Miami (EUA), o primeiro envio do APIS deve ser feito até duas horas antes da partida, tanto para vôos partindo como chegando. O segundo encaminhamento deve ser a confirmação dos passageiros a bordo, “enviado após o fechamento das portas e antes da decolagem”.
As operadoras podem enviar suas informações do APIS de três maneiras:
– por meio da ARINC (considerada a única fornecedora autorizada para o envio de manifestos);
– por meio de alguns provedores de serviços terceirizados que podem lidar com o processo de envio diretamente por meio de sua conta ARINC; ou,
– por uma planilha Excel preenchida enviada por e-mail.
No entanto, a opção por e-mail é limitada a quatro viagens de ida e volta para o México por ano. Além disso, ao usar e-mail, o envio é encaminhado para o sistema da ARINC, mas nenhuma resposta é retornada. “Ao enviar por meio de um portal dedicado da ARINC, os operadores recebem uma resposta imediata, confirmando que o arquivo Excel foi carregado com sucesso ou sinalizando erros que precisam ser corrigidos e reenviados”, observaram a OpsGroup e a CST.
O não cumprimento dos requisitos do APIS pode resultar em multas que variam de US$ 1.471 a US$ 14.711, segundo a CST.
Desde que o México emitiu as regras do APIS pela primeira vez em 2012, os requisitos evoluíram diversas vezes, com mudanças nos prazos e procedimentos. Um guia online para preenchimento e envio dos formulários está disponível, podendo ser “baixado”: [EL] – c/ fonte
https://www.inm.gob.mx/static/pdf/Filling_guide_format_to_send_passengers_and_crew_lists_of_Private_Aircrafts.pdf
