MINFRA autoriza Governo do MT a contratar obras do aeroporto de Tangará da Serra, com a garantia de aporte de recursos (contra-partida) para reforma e ampliação da estrutura aeroportuária, em 01.03.21

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura (MINFRA) autorizou o Governo do Estado do MT para o início do processo licitatório para obras de reforma e ampliação do aeroporto regional de Tangará da Serra (SWTS), a 97 MN a NW de Cuiabá (SBCY).
Por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), serão destinados R$ 4 milhões. O valor total da obra é de R$ 10 milhões, sendo 60% a contrapartida do Estado do MT.
Em área de jurisdição do CINDACTA-IV (FIR Amazônica/SBAZ), em região de fuso horário UTC-4, a 3,6 MN a SE do centro urbano local, o aeródromo público de Tangará da Serra (SWTS), em elevação de 1.473 pés, tem pista (18/36) de 30 x 1.500 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 12 e resistência de subleito média. O aeródromo tem homologação para operação VFR diurna.
Conforme ROTAER, a operação no aeródromo requer prévia coordenação com a operadora do aeródromo, com antecedência de 02 horas ao término do horário administrativo (de 2ª a 6ª, de 11:00-2100Z, ou 07:00-17:00LT, exceto feriados).
Para a operação aérea, ROTAER informa a existência de “Obstáculo de Aeródromo” de um silo, sem iluminação, com elevação de 450,8 m. (1.479 pés), montado em ponto nas coordenadas 14˚39’06,38S/057˚26’39,53”W – ponto distando 0,6 MN (1,1 km) ao norte do ARP e cerca de 0,2 MN (370 m.) a N-NE da cabeceira 18 (cerca de 132,5 m. transversalmente ao eixo prolongado da pista, no través distando, no sentido longitudinal da pista, 345 m. da cabeceira).
O projeto elaborado pelo governo estadual contempla o recapeamento de toda pista (pouso e decolagem), mantendo a dimensão de 30 x 1.500 m., a construção de novo pátio de aeronaves com mais de 15 mil m² e nova taxiway, ambos já com estrutura de pavimento para jatos de maior porte. Estão previstas ainda obras de drenagem, além de sinalização horizontal, sinalização vertical, balizamento luminoso (L12/L14/L15), iluminação do pátio (L26), biruta iluminada, PAPI (L9) e farol rotativo (L21).
O diretor de investimentos da SAC, Eduardo Bernardi, ressaltou a importância do investimento para a região: “Tangará da Serra é importante pólo regional agroindustrial. Essa etapa de obras permitirá ao município ampliar os vôos comerciais com aeronaves de maior porte, como o ATR-72, trazendo mais desenvolvimento à região”, disse Bernardi.
A previsão é de que o edital seja publicado pelo Governo do Estado do Mato Grosso e em até 45 dias.