MINFRA autoriza licitação para instalação de sistema de navegação no Aeroporto de Caruaru/PE, para operação noturna, em 14.04.22
Conforme notícia postada no dia 05 deste mês no seu portal, o Ministério da Infraestrutura (MINFRA), por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC/MINFRA), autorizou a realização da licitação para a compra e a instalação de sistemas de apoio à navegação aérea no Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru (SNRU), no Estado de PE, a 65 MN a sudoeste-oeste de Recife (SBRF). Os sistemas consistem do balizamento luminoso, farol de aeródromo e biruta iluminada, com previsão de fonte de energia por células de energia solar.
Estão reservados, como aporte da União, R$ 2,5 milhões do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para o empreendimento, com a contra-partida do Estado de PE de R$ 102.646,09. Com a autorização, o Governo de PE poderá contratar empresa especializada para instalação de auxílios à navegação aérea.
Os recursos para a execução do projeto estão previstos no Termo de Compromisso nº 919375/2021, formalizado entre o MINFRA e a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco.
As obras têm como objetivo principal proporcionar o aumento da segurança operacional do aeroporto, permitindo o crescimento das operações comerciais.
Em elevação de 1.890 pés, o aeródromo (público) de Caruaru (SNRU) tem pista (13/31) de 30 x 1.800 m., (com indisponibilidade para operação de trecho inicial de 112 m. da pista 31, devido à existência de obstáculo), de asfalto, de resistência de pavimento PCN 30 e resistência de subleito alta. O aeródromo hoje está homologado para operação VFR diurna – no passado, teve homologação para operações noturna e IFR (com procedimentos balizados por rádio-auxílio NDB, que foi desativado).
A operação no aeroporto hoje já conta com Estação de Radiodifusão Automática de Aeródromo (ERRA), de funcionamento 24H.
ROTAER informa concentração de pássaros nas proximidades da pista (13/31).
ROTAER também informa a existência de obstáculo de aeródromo de uma casa, com elevação de 1.848 pés (48’/14,6 m. AAL) distando 101 m. da cabeceira 31 no Azimute 130º. Adicionalmente, dois InfoTemp informam a existência de duas torres iluminadas violando e interferindo no PBZPA (Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo); estas torres têm as seguintes informações:
– por InfoTemp 1246R/21, de 30/06/2021 (com validade de 30/06/21 a 28/06/22): torre com iluminação com elevação de 2.125,96 pés/648 m. (278 pés/84,7 m. AAL), “violando o PBZPA”, locada nas coordenadas 08º17’04,80”S/035º58’36,40”W
– por InfoTemp 0281R/22, de 21/02/2022 (com validade de 21/02/22 a 21/02/23): torre com iluminação com elevação de 2.178,45 pés/664 m. (331 pés/100,9 m. AAL), “interferindo no PBZPA”, locada nas coordenadas 08º17’05,00”S/ 035º58’36,00”W
ROTAER informa a proibição de pernoite no pátio de estacionamento de aeronaves do aeroporto. (sem prévia autorização) – operadores que pretendam aeronaves pernoitar no aeroporto deverão realizar contato com antecedência mínima de 24 horas.
No ano passado, a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (SEINFRA) do Estado de PE divulgou a conclusão, no fiúltimo dia 22, da instalação da Estação Meteorológica e de Superfície Automática (EMS-A) no Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru (SNRU), no Agreste de Pernambuco.
A iniciativa foi uma ação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (SEINFRA) com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), que foi a responsável pela implantação do equipamento no terminal, com investimento a partir de emenda parlamentar do deputado federal Wolney Queiroz, de aproximadamente R$ 2,8 milhões, com recurso complementar da União oriundo do FNAC.
À ocasião, em divulgação no seu portal institucional, o MINFRA também noticiou o investimento do Governo Federal na instalação de Estações Meteorológicas de Superfície Automática (EMS-A) no aeroporto de Caruaru (PE) e também nos aeródromos de Carauari (AM) e de Tucuruí (PA), todos aprovados para operação VFR.