MINFRA divulga conclusão de serviços de renovação de pista (pouso/decolagem) no Aeroporto de Belém/PA, em 18.12.21
Nesta sexta dia 17, notícia no portal do MINFRA divulgou a conclusão das melhorias em obras de recuperação de pavimento, adequação da faixa de pista e alargamento de taxiways no Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro/Val de Cans (SBBE), em Belém/PA, com investimento do governo federal superando a marca de R$ 76,7 milhões.
Os recursos públicos aplicados foram provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e as obras envolveram a INFRAERO.
Iniciada em 06/07/2020, a obra de adequação da faixa de pista 06/24 e de alargamento das taxiways “C” e “D” (na ligação pátio/cabeceira 06) do terminal foram concluídas em novembro, após 486 dias de trabalhos coordenados pela INFRAERO. A obra teve por objetivo aumentar a segurança operacional dos pousos e decolagens, reduzindo possíveis prejuízos a aeronaves, passageiros e tripulantes em caso de algum avião derrapar para a lateral da pista. O investimento, nessa etapa, foi de R$ 16,2 milhões (R$ 16.200.112,76).
Já a segunda etapa de obras compreendeu a recuperação do sistema de pistas, com duração de 713 dias, com a execução entre setembro de 2019 e agosto de 2021, com investimento de mais de R$ 60 mi (R$ 60.533.332,52), oriundos do FNAC. A recuperação consistiu na renovação da capa asfáltica em toda a extensão da pista 06/24, além de execução de grooving (ranhuras na pista para garantir o adequado escoamento de água) e de nova sinalização horizontal. Nas duas cabeceiras (06 e 24) foram implantadas RESA (zona de segurança de fim de pista) e áreas de giro mais próximas entre si. A iluminação noturna também passou por modernização, com aplicação de tecnologia em LED e circuitos duplos.
Em elevação de 56 pés, o “Val de Cans” (SBBE) conta com duas pistas cruzadas, a primária (06/24) de 45 x 2.800 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 65 e resistência de subleito alta, e a secundária 02/20, de 45 x 1.830 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 50 e resistência de subleito alta.