MINFRA divulga investimentos nos aeroportos de Carauari (AM), de Caruaru (PE) e Tucuruí (AM), com implantação de estações meteorológicas de superfície automática (EMS-A), em 02.12.21


Em divulgação no seu portal institucional, o MINFRA noticiou que o Governo Federal investiu na instalação de Estações Meteorológicas de Superfície Automática (EMS-A) nos aeroportos de Carauari (AM), de Caruaru (PE) e de Tucuruí (PA), todos aprovados para operação VFR.

Segundo nota, em novembro foram concluídas as instalações das estações (EMS-A) nos aeroportos Oscar Freire, em Caruaru (PE), e de Tucuruí (PA). O terminal aéreo de Carauari (AM) também recebeu o equipamento, que estará em funcionamento ainda neste mês.

Com o objetivo de reforçar e aumentar a segurança operacional nos aeroportos regionais do país, a instalação das estruturas (EMS-A) é uma iniciativa da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), que envolve equipes da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MINFRA) e do DECEA e da FAB.

O investimento em cada EMS-A foi de R$ 3,1 milhões, com 100% dos recursos sendo oriundo do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), com exceção do equipamento de Caruaru, custeado em grande parte por emenda parlamentar e complementado pela União, via FNAC.

Em região de reservas indígena e extrativista, o aeroporto de Carauari (SWCA) dista cerca de 425 MN a SW de Manaus/SBEG. Em elevação de 354 pés, tem pista (04/22) de 18 x 1.665 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 12 e resistência de subleito baixa. Tem homologação para operação VFR diurna.

ROTAER informa a “concentração de pássaros (urubus) nas proximidades do aeródromo”. Outra informação é relativa a existência, como “Obstáculo de Aeródromo”, de um imóvel (casa), com elevação de 365 pés (ie, 11 pés/3,35 m. AAL), à distância de 180 m. da cabeceira 04, no Azimute 218º; trata-se de um obstáculo no prolongamento da pista, apenas cerca de 12 m. transversalmente do eixo, com topo 14 pés acima da cabeceira 04.

O aeroporto de Tucuriú (SBTU) dista cerca de 162 MN a SW de Belém/SBBE, e 100 MN a NW-N de Marabá/SBMA, no PA. Em elevação de 830 pés, tem pista (02/20) de 45 x 2.000 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 33 e resistência de subleito baixa. Tem homologação para operação VFR diurna/noturna, e IFR, diurna/noturna – no momento, não são disponíveis procedimentos de operação IFR, de saída e aproximação. A pista é dotada de balizamento noturno, com o sistema básico constituído por [i] luzes de final de pista (cabeceira) – L12, [ii] luzes ao longo dos bordos laterais a cada 60 m. – L14, e [iii] luzes (cor azul) de pista de taxiamento – L15, além das luzes do Farol Rotativo (L21) e biruta iluminada (L26), também requeridas para a operação noturna. O aeroporto não dispõe de serviços de controle de tráfego ou de informação de tráfego de aeródromo.

No momento, estão com validade, até 31/12, sete Informações Temporárias (InfoTemp), publicadas no último dia 31/05, relativamente a inoperância (U/S) dos seguintes sistemas:
[1] InfoTemp 1043R/21 – luzes das cabeceiras (02 e 20) fora de serviço
[2] InfoTemp 1042R/21 – instalações e serviços de iluminação da área de pouso fora de serviço
[3] InfoTemp 1041R/21 – luzes das laterais de taxiway fora de serviço
[4] InfoTemp 1040R/21 – luzes de identificação final da pista principal fora de serviço
[5] InfoTemp 1039R/21 – luzes laterais da pista fora de serviço
[6] InfoTemp 1038R/21 – farol rotativo fora de serviço
[7] InfoTemp 1037R/21 – biruta iluminada fora de serviço

ROTAER informa, ainda, concentração de pássaros (urubus) em toda a vizinhança, principalmente, no setor de aproximação da pista 20.

No passado, a operação no aeroporto dispunha de procedimentos IFR de saída e aproximação, para as duas cabeceiras, balizados por rádios-auxílios NDB e VOR (“TUI”). O NDB foi desativado, e o VOR (“TUI”) serve balizando aerovia inferior Z28. A aerovia superior UZ91, correndo entre Cuiabá e Belém (de/para fixos nos limites das respectivas Terminais/TMA).

O aeroporto Oscar Freire, em Caruaru (SNRU), em PE, dista 65 MN a oeste de Recife/SBRF. Em altitude de 1.890 pés, tem pista (13/31) de 30 x 1.800 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 30 e resistência de subleito alta. O aeroporto está homologado para operação VFR diurna.

O aeroporto Oscar Freire, em Caruaru (SNRU), em PE, dista 65 MN a oeste de Recife/SBRF. Em altitude de 1.890 pés, tem pista (13/31) de 30 x 1.800 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 30 e resistência de subleito alta. O aeroporto está homologado para operação VFR diurna.

Para 2022, estão previstas as instalações de outras cinco (05) unidades (EMS-A) em aeroportos regionais de baixa densidade de movimento, que terão sua segurança operacional aprimorada pelo equipamento.

A EMS-A é um equipamento que agrega sistemas de alta tecnologia de auxílio às operações de pouso e decolagem. O equipamento envia, em tempo real e de forma automática, informações meteorológicas para pilotos e responsáveis pela coordenação do tráfego aéreo local: são indicações de temperatura, velocidade e direção do vento, altura das nuvens e precipitação pluviométrica, entre outros. Os dados são repassados para aeronaves até uma distância de 35 km (18,9 MN) da EMS-A.

De acordo com a SAC/MINFRA, o programa de instalação das EMS-A aumenta a segurança nas operações aéreas com equipamentos de alta performance tecnológica. A partir do programa, as empresas aéreas, independentemente do porte e do tipo de operação, poderão atender normas específicas da ANAC quanto à disponibilidade de informações meteorológicas para utilização dos aeroportos.