MINFRA e prefeitura inauguram etapa de obra de ampliação e modernização do aeroporto de Maringá-PR, em 01.10.21


O Ministério de Infraestrutura (MINFRA) divulgou que o maior empreendimento da aviação regional executado integralmente pelo governo do presidente da República Jair Bolsonaro, está concluído, após obra, durante dois anos e meio, no Aeroporto Regional de Maringá/Silvio Name Júnior (SBMG), no PR, para ampliação e modernização dobrando a capacidade operacional, para ajudar a impulsionar a economia paranaense.

Ao todo, a transformação contou com R$ 76,6 milhões de recursos públicos, do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). A obra de ampliação e a modernização do aeroporto se deu com aplicação de R$ 81,5 milhões oriundos de recursos do governo federal e com contrapartida da prefeitura de Maringá.

De acordo com a prefeitura, as obras começaram em 2019, envolvendo a ampliação da pista e do pátio de aeronaves, novo sistema de taxiways, modernização de auxílios à navegação aérea e serviços complementares, com o projeto de implantação de novos recursos para navegação aérea como o sistema de luzes de aproximação (ALS) e sistema de operação de pouso por instrumentos de precisão (ILS).

Após ampliação, a pista (pouso/decolagem, 10/28, em elevação de 1.801 pés) ficou com 2.380 m. de extensão, com 45 m. de largura, e resistência de pavimento PCN 45 e de subleito alta, tornando-se a maior do Estado do PR. A pista primária (15/33) do Aeroporto Afonso Pena (SBCT), localizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, tem 2.218 m. de extensão, por 45 m. de largura (em elevação de 2.989 pés, com resistência de pavimento PCN 42 e de subleito alta), enquanto o Aeroporto Cataratas (SBFI), em Foz do Iguaçu, tem pista (15/33) de 2.195 m. de extensão, com 45 m. de largura (com redução nas distâncias declaradas), com 45 m. de largura, em elevação de 787 pés, resistência de pavimento PCN 51 e de subleito média. O aeroporto Gov. José Richa, em Londrina (SBLO), em altitude de 1.867 pés, tem pista (13/31) de 45 x 2.100 m. (com distâncias declaradas menores), com resistência de pavimento (asfalto) PCN 43 e de subleito média.

A renovação da área de movimento do Silvio Name Júnior (SBMG) possibilitará a movimentação simultânea de 12 aeronaves.

O aporte maior de recursos na execução das melhorias do aeroporto de Maringá garante um terminal totalmente funcional, com imediata ampliação da capacidade de movimentação de passageiros, que antes da obra era de 742 mil por ano. Graças às dimensões do novo pátio de aeronaves, as categorias das aeronaves com permissão para operar no local passaram das B.737-800 para B.767, incluindo cargueiros. No pátio, há espaço para circulação de até oito aeronaves ao mesmo tempo.

Os trabalhos para melhoramento operacional não terminaram nesta primeira etapa. Terão continuidade obras para a implantação do sistema de pouso por instrumentos (ILS), orçadas em R$ 15 milhões, a modernização da Torre de controle (mais R$ 14 mi), bem como reforma e ampliação do terminal de passageiros.

Além das melhorias na instalação da Torre de controle, um termo de compromisso foi assinado e o projeto de ampliação do terminal de passageiros é desenvolvido para instalação de pontes móveis para embarque e desembarque e ampliação do local de 3,2 mil metros quadrados para 8 mil metros quadrados. Com isso, o aeroporto poderá receber aeronaves de grande porte e um volume maior de vôos de carga. A previsão é que o terminal receba 3 milhões de passageiros por ano.

Texto completo, com informações aeronáuticas:
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