Ministério da Defesa/RAF do Reino Unido encomenda dois jatos Dassault Falcon 900LX para substituição de quatro BAe 146, para transporte de autoridades, em 16.03.22
A Dassault Aviation concluiu uma venda e recebeu encomenda para fornecer dois trijatos executivos Falcon 900LX para o Ministério da Defesa/RAF (Royal Air Force/Força Aérea Real) do Reino Unido. A Centerline AV, empresa de serviços e gerenciamento de aeronaves com sede em Bristol, no Reino Unido, está adquirindo diretamente os dois jatos Falcon e dará suporte para a operação das duas aeronaves em nome do Ministério da Defesa.
Os dois jatos Falcon 900LX serão substitutos de uma frota de quatro BAe-146. Designado como o novo “Comando de Transporte Aéreo de Apoio”, os dois jatos Falcon 900LX serão utilizados para transporte VIP para “altos funcionários da Defesa e do Governo”, e, ocasionalmente, membros da Família Real.
Os dois Falcon 900LX serão inicialmente operados com uma mistura de tripulantes civis e da RAF.
A RAF citou o aumento do alcance, capacidade e despesas reduzidas, consumo de combustível e benefícios de emissões como os fatores que impulsionaram a substituição e a escolha do Falcon 900LX. Com toda a probabilidade, os novos jatos ocasionalmente transportarão alguns membros da Família Real se a missão exigir, disseram aqueles familiarizados com as operações. Sua configuração de três motores foi considerada um benefício importante para alguns planejadores do Ministério da Defesa que queriam um jato executivo com excelente capacidade de pista curta, a redundância adicional do terceiro motor como um bônus adicional para o serviço.
Programado para entrar em serviço neste verão (europeu), os dois jatos Falcon 900LX foram vendidos/adquiridos por meio de uma licitação aberta, divulgou a Dassault. Segundo a fabricante francesa, o Falcon 900LX atualizará a capacidade de alcance e reduzirá substancialmente as despesas operacionais, o consumo de combustível e as emissões da atual frota dos quatro antigos quadrijatos Bae-146.
Com configuração de 12 a 14 lugares, o Falcon 900LX tem um alcance de 4.500 MN.
O CEO e presidente da Dassault Aviation Eric Trappier disse que o acordo criará um relacionamento duradouro entre a fabricante francesa e o MoD (Ministério da Defesa). Se tudo correr bem, os dois Falcon 900LX podem eventualmente provar ser um ponto de apoio valioso no serviço.
“A Dassault Aviation está honrada por ter sido selecionada para fornecer esses dois Falcon 900LX à Centerline para uso pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, e esperamos fortalecer esse relacionamento nos próximos anos”, disse Trappier. “Estamos ansiosos para fortalecer esse relacionamento nos próximos anos”, seguiu Trappier. “Com mais de 550 aviões vendidos até o momento, o Falcon da série 900 tem desempenho comprovado e é encarregado de missões críticas em todo o mundo por governos e empresas líderes”, completou Trappier. [EL] – c/ fontes