Ministério de Portos e Aeroportos discute investimentos com parlamentares federais da bancada do norte e detalha programa de infraestrutura aeroportuária na Amazônia, em 21.07.25

Em nota no dia 15, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) divulgou que ministro da pasta Silvio Costa Filho se reuniu no dia 16 com parlamentares da bancada da região norte para discutir a ampliação da infraestrutura de transporte na região. O encontro teve como foco o programa Ampliar, iniciativa do Governo Federal que prevê o uso de recursos de outorga de concessões para modernizar e requalificar aeroportos regionais.
No encontro, Costa Filho destacou a relevância dos investimentos nos aeroportos do Amazonas, em especial Parintins, com forte potencial para o turismo cultural, além da importância logística do aeroporto de Manaus. “O norte do país é uma região mais do que nunca estratégica para o Brasil, é importante a gente focar no turismo de negócio, no turismo de lazer, e transformar os estados num grande hub logístico, porque isso vai ser escoamento da produção para toda a América do Sul e vai gerar desenvolvimento, emprego e renda”, indicou Costa Filho.
Durante a reunião, o diretor de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias, Daniel Longo, apresentou os detalhes técnicos do programa ampliar, que contempla inicialmente 19 aeroportos, sendo nove (9) deles – 47,4% – na Amazônia Legal. Entre os terminais da região Norte incluídos na primeira fase estão os aeroportos de:
– Parintins (SWPI), a 198 MN a NE-E de Manaus/SBEG, no AM,
– Barcelos (SWBC), a 212 MN a NW de Manaus/SBEG, no AM,
– Itacoatiara (SBIC), a 94 MN a leste de Manaus/SBEG, no AM,
– Araguaína (SWGN), a 184 MN a norte de Palmas/SBPJ, no TO, e,
– Cacoal (SSKW), a 221 MN a SE de Porto Velho/SBPV, em RO.
“O que está sendo criado é uma tecnologia de gestão para que a gente possa edificar isso nos próximos cinco, seis, sete, oito, nove anos”, afirmou Daniel Longo. “A gente está focando principalmente em 19 aeroportos, sendo oito na região norte. O objetivo é estruturar um modelo que possa ser replicado ao longo do tempo”, completou Daniel Longo.
O coordenador da bancada do norte, deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), afirmou que os parlamentares atuarão de forma conjunta para garantir a inclusão de aeroportos prioritários no orçamento federal de 2026. Sidney sugeriu a realização de uma reunião de trabalho em setembro para definir, junto ao ministério, as prioridades regionais.
Já o deputado Henderson Pinto (MDB-PA) ressaltou que será necessário mobilizar a bancada para viabilizar cerca de R$ 30 milhões em emendas parlamentares, valor estimado para a construção dos aeroportos de Uiramutã (150 MN ao norte de Boa Vista) e Rorainópolis (cerca de 115 MN ao sul de Boa Vista), em Roraima.