Ministro de Portos e Aeroportos apresenta plano estratégico previsto pelo Governo Federal para expandir e modernizar as operações do Porto de Santos e também divulga obras do túnel Santos-Guarujá e de ampliação do aeroporto metropolitano do Guarujá (na BAST), em 15.03.24
Conforme notícia no portal institucional do MPOR no dia 11, o ministro Silvio Costa Filho apresentou plano estratégico previsto pelo Governo Federal para expandir e modernizar as operações do Porto de Santos (SP), o principal complexo portuário do hemisfério Sul. Fundamental para o escoamento de bens e produtos que abastecem o Brasil e boa parte do mundo e porta de entrada e saída de mercadorias, o Porto de Santos terá investimento de R$ 12,6 bilhões entre 2024 e 2028, o maior volume de recurso aplicado em obras de expansão e modernização do complexo portuário.
O anúncio do recurso, bem como os detalhes de cada melhoria prevista no porto, foi realizado na segunda-feira dia 11 pelo ministro Costa Filho.
O ministro Filho destacou que o Governo Federal tem total prioridade nas pautas voltadas ao crescimento do país. Nesse ponto, o Porto de Santos consegue reunir criação de empregos, ganho de produtividade e tempo, modernização da logística do setor portuário e gerador de renda ao povo, impulsionando a economia do Brasil. Hoje, o porto responde por quase 30% da balança comercial do país.
“Todas as obras anunciadas vão ajudar muito a fomentar o turismo de negócios aqui da Baixada Santista. Esses investimentos serão fundamentais para o desenvolvimento da região. Por isso que nós fizemos questão de anunciar esse plano estratégico para que a gente possa, não só o governo federal, o governo do Estado, mas toda a sociedade brasileira, acompanhar o desenvolvimento do Brasil”, indicou Costa Filho.
O ‘pacote’ de obras e novos investimentos que vão expandir as atividades de toda cadeia logística do complexo inclui 12 projetos considerados estratégicos para o modal portuário. Assim como em outros modais, nesses projetos, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) terá a parceria da iniciativa privada. Grande parte dos R$ 12,6 bilhões que serão injetados nos próximos quatro anos é fruto de investimento público, que terá investimento da iniciativa privada.
O principal empreendimento do ‘pacote’ anunciado por Costa Filho é também a maior obra prevista no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): o túnel Santos-Guarujá.
Na ‘cartela’ de investimentos, o primeiro túnel imerso da América Latina, responderá por R$ 5,8 bilhões do total anunciado. A obra terá 860 m. entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará imerso sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 m. O empreendimento beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, além de mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam o litoral norte paulista.
Para proporcionar maior segurança, conforto e fluidez aos trabalhadores e turistas que acessam os principais pontos turísticos da baixada, estão previstas também obras no parque do Valongo, que terá restaurantes, lojas e áreas de lazer.
O plano estratégico anunciado conta ainda com obras de dragagens de aprofundamento do Canal de Acesso e de aprofundamento dos berços e a transferência do terminal de passageiros (CONCAIS) para a área do parque Valongo.
Antes da coletiva de imprensa realizada no auditório da Autoridade Portuária de Santos (APS), o ministro Silvio Costa Filho visitou o início das obras de ampliação do Aeroporto Metropolitano do Guarujá, em São Paulo, na Base Aérea de Santos (BAST/SBST).
O reprojeto do sítio aeroportuário contempla um total de quatro fases.
Na primeira, serão investidos mais de R$ 20 milhões para melhorias as alças de taxiamento e a pista principal, além do terminal de passageiros. O projeto de construção do novo terminal deve ser concluído em dois anos.
“Não tenho dúvidas que essa obra fundamental para o desenvolvimento do turismo de negócios e de lazer vai alavancar e economia da cidade, gerando mais postos de trabalho e oportunidade para todos”, disse Costa Filho.