Ministro de Portos e Aeroportos defende internacionalização do aeroporto de Sorocaba (SP) e implementação de vôos comerciais na região, em 24.08.23


Fonte: g1 –  07/08/2023
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, defendeu implantação da internacionalização no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP) – Bertram Luiz Leupolz (SDCO), a cerca de 47 MN a oeste de São Paulo (SBMT), e a a implantação de vôos comerciais na região.

A declaração foi feita na manhã do dia 07 durante uma visita à cidade, onde o ministro tratou de assuntos, entre outros, do processo de internacionalização do aeroporto que, segundo a prefeitura, deve ser concluído ainda neste ano, e da reforma no entorno do aeródromo.

O superintendente de infraestrutura da Rede VOA, que administra o aeroporto de Sorocaba desde abril de 2022, Gustavo Junqueira, também esteve presente na reunião.

Na visita, o ministro participou de uma reunião para discutir a internacionalização do aeroporto de Sorocaba. Segundo a prefeitura, já foram investidos cerca de R$ 2 milhões nas adaptações necessárias e a previsão para o processo ser concluído é até o fim deste ano. Ainda de acordo com o Executivo municipal, assim que a etapa das adaptações for concluída, o objetivo é ampliar os vôos executivos e, conforme análise da demanda, promover também vôos comerciais de passageiros.

“Temos muitas empresas do setor aéreo aqui, no Brasil, e o aeroporto de Sorocaba tornou-se um pólo de manutenção de grande porte. Por isso, esse passo de internacionalização ampliará o fluxo de aeronaves estrangeiras, desenvolvendo, ainda mais, a economia local”, disse o ministro.

O superintendente de infraestrutura da Rede VOA SP Gustavo Junqueira explicou que algumas reformas serão feitas no local para que o aeroporto possa se expandir cada vez mais. Ainda conforme Junqueira, dentre as mudanças que estão programadas, estão as aberturas de ruas no entorno do aeroporto, pois existem “áreas que não podem ser exploradas porque não temos o acesso do lado externo do aeroporto”, disse o superintendente da VOA SP. “Além de fomentar a nossa viação comercial, porque nós estamos trabalhando nesse ano para a internacionalização do aeroporto, na manutenção, e também para transformar ele em um aeroporto de instrumentos. Então, toda essa abertura no entorno facilita o desenvolvimento”, completou Junqueira.

A VOA SP apresenta Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP) – Bertram Luiz Leupolz (SDCO) como um aeroporto de aviação executiva e de pólo de manutenção aeronáutica, alocando serviços de fabricantes como as fabricantes EMBRAER e Dassualt. A Rede VOA já homologou operações de vôo visual sem restrição noturna e atua para homologar vôos IFR em prol da internacionalização do aeroporto. A VOA SP divulga que o aeroporto funciona de 06:15 a 22:45LT (09:15-00:45Z), diariamente, sendo requerido aviso prévio de pelo menos 48 horas para pouso em outro horário.

Conforme ROTAER, o horário de funcionamento de aeroporto é 18H, de 09:00-03:00Z (06:00-24:00LT), para serviço em demais horários (de 03:00-09:00Z – 00:00-06:00LT) sendo necessário requerer junto da operadora VOA SP – operadores da aviação geral sujeitam-se à compulsória autorização prévia com 24 horas de antecedência, independentemente do tempo de permanência -através do Formulário eletrônico disponibilizado pela VOA SP. Assim, conforme ROTAER, o balizamento noturno deverá ser solicitado com antecedência mínima de 24 horas, por envio de Formulário eletrônico disponibilizado pela VOA SP.
A cerca de 2,5 MN a sudeste do centro urbano, em elevação de 2.83 pés, o Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP) – Bertram Luiz Leupolz (SDCO) tem pista (01/19) de 30 x 1.630 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 36 e resistência de subleito média, e pressão admissível de pneu máxima média (até 1,75 MPa, ou 253 psi), para operação VFR diurna/noturna.

A pista tem cabeceiras deslocadas: a cabeceira 01 é deslocada 50 m. e a cabeceira 19 é deslocada 100 m. As distâncias declaradas são:

RWY             TORA (m.)                   ASDA (M.)           TODA (m.)                      LDA (m.)
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01                 1.530 [=1.630-100]       1.630                    1.530 [=1.630-100]         1.580 [=1.630-50]
19                 1.580 [=1.630-50]         1.630                    1.580 [=1.630-50]           1.530 [=1.630-100]
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A cabeceira 01 tem sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI com ângulo de 3,30° para MEHT de 62 pés.

ROTAER informa a existência de um obstáculo (mastro), não-iluminado, com topo na altitude de 689,05 m. (2.262 pés), ie é, 179 pés/54,5 m. AAL, com locação nas coordenadas 23°29’19,92S/047°28’30,28”W – em ponto distante 1,1 MN no RM 150° do ARP (e a 0,80 MN no RM 133° da cabeceira 01, com separação transversal do eixo estendido da pista de 0,61 MN (1,13 km) e separação longitudinalmente no eixo estendido no través do obstáculo de 0,51 MN (952 m.).

O aeroporto opera vôos com serviços de controle de tráfego aéreo no expediente diário de 11:00-21:00Z (08:00-18:00LT) e com serviços de informação de tráfego no expediente diário de 09:15-10:59Z (06:15-07:59LT) e de 21:01-01:45Z (18:01-23:45LT).

A operação dos vôos tem carta VAC, com operação VFR no aeródromo subordinando-se à operação na TMA-SP por corredores visuais. Já são disponíveis dois procedimentos de aproximação IAC RNP (RNP Z pista 01 e RNP Y pista 19) para as duas cabeceiras, para operação de aeronaves categoria “A”, “B” e “C”, de emissão inicial em maio; estes procedimentos para aproximação por procedimento IFR, de navegação por satélite com modos de operação lateral e lateral/vertical, em condição VMC (visibilidade mínima de 5 km), com finalização do procedimento (a partir da MDA/DA) com referências visuais.

A 18 MN a NE-E do Bertram Luiz Leupolz (SDCO), está o Aeroporto Executivo São Paulo-Catarina (SBJH), no município de São Roque (a 30 MN a oeste de SP/SBMT), aeródromo da iniciativa privada (da JHSF Empreendimentos), com pista de 2.470 m. (PCN 30), para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna, com serviços de controle de tráfego, e com serviços referentes às formalidades de imigração, alfândega, saúde e agricultura, no atendimento de vôos internacionais, diariamente.

Segundo o ministro Márcio França, a idéia de ter vôos regionais vem como uma alternativa para os moradores do interior de São Paulo, já que, a partir de agosto, o programa “Voa Brasil” terá início em todo o país, com passagens aéreas a R$ 200. “Naturalmente, as pessoas vão ter como alternativa qualquer região do Estado. E no Estado de São Paulo, por incrível que pareça, embora nós tenhamos muitos aeroportos, não tem tantos vôos regionais, porque as estradas são boas e as pessoas acabam indo de estrada, mas é sempre mais cômodo se tiver [vôos regionais]”, pontuou o ministro. Segundo o ministro, a iniciativa do “Voa Brasil” será limitada a quatro passagens por pessoa, por ano, sendo cada bilhete referente a um trecho.

Durante uma palestra na UERJ, no Rio de Janeiro, França afirmou que as companhias sugeriram a cobrança de até R$ 200 para qualquer trecho, durante “períodos de ociosidade”, como março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro. Ainda de acordo com o ministro, o benefício será para vôos que estiverem disponíveis nesses períodos, ou seja, o usuário não poderá escolher qualquer trecho.

França informou que o programa não vai contar com investimento público e vai beneficiar as pessoas que não tem o hábito de voar. Para poder ter acesso às passagens mais baratas, a pessoa não pode ter voado nos últimos 12 meses. “Nós vamos começar com aposentados, pensionistas, eventualmente servidores públicos também. O objetivo é trazer as pessoas que não voaram”, comentou França, que lembrou que o lançamento oficial do programa vai contar com a participação do presidente Lula.


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