Monomotor Cessna acidenta na zona rural de Conquista D’Oeste, no oeste do MT, em 19.07.22


Fonte: g1 e Só Notícias, em 11/07/2022
Um avião monomotor Cessna sofreu acidente nesta segunda (11), na zona rural de Conquista D’Oeste, a 210 MN a NW de Cuiabá/MT.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Corpo de Bombeiros informou que foi comunicado do acidente pela manhã, para atender a ocorrência em região a aproximadamente 50 km (27 MN) de Pontes e Lacerda/MT (a 43 MN a SE de Conquista D’Oeste).

De acordo com os bombeiros, o avião tinha um ocupante.
Uma pessoa que estava no local ajudou a retirar o piloto do avião. Ele foi levado pela PRF numa caminhonete, até um posto, em rodovia. Chegando ao local, no posto, a equipe do Corpo de Bombeiros verificou que a vítima se tratava de um homem de aproximadamente 40 anos, que tinha fratura exposta no membro inferior direito, estava consciente, porém um pouco desorientado.

“A vítima estava com uma fratura na perna direita, muita agitada e confusa pela queda, mas estava consciente e com hemorragia na perna”, explicou o sargento Hittalo, dos bombeiros.

Após primeiros socorros, no posto, o Corpo de Bombeiros encaminhou o piloto para o Hospital Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda. Segundo a equipe, o piloto foi transferido consciente, mas tendo sofrido perda considerável de sangue.

Chegando no Pronto Atendimento do hospital, o piloto sofreu uma parada cardiorrespiratória, e seguiu sob os cuidados de equipe médica. De acordo com a unidade de saúde, o piloto não resistiu e faleceu em atendimento hospitalar.

O ponto do acidente é numa pastagem de uma fazenda a cerca de 50 km de Pontes e Lacerda. O avião restou capotado. O avião não tem matrícula brasileira – ostentando a matrícula parcial “2214”, com dois registros (inicial e final) “tapados”, um esquema remetendo ao padrão do registro americano (EUA) “N-/-/Z”.

As duas localidades – Conquista D’Oeste e Pontes e Lacerda – são próximas da divisa Brasil-Bolívia – cerca de 45 MN, a oeste das mesmas -, situando-se dentro da ZIDA (Zona de Identificação de Defesa Aérea) Continental, que é um espaço aéreo de designação especial e dimensões definidas – basicamente uma faixa – “cinturão” – ao longo contiguamente da fronteira brasileira com largura de 100 MN, em que  todas as aeronaves, decolando, pousando ou atravessando/trafegando, devem satisfazer procedimentos especiais de identificação e notificação para fins de defesa aérea e segurança da fronteira nacional, sendo requeridas de compulsória apresentação do Plano de Vôo, independente das regras de vôo.

O registro aeronáutico da Bolívia dispõe do padrão de matrícula CP-xxxx.

Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como acidente (tipificação indeterminada), registrado no horário de 19:30Z (15:30LT) do dia 11, em Conquista D’Oeste.

A súmula factual registra que “segundo informações divulgadas em veículos de imprensa e constantes do Boletim de Ocorrência Policial, a aeronave foi encontrada acidentada em uma propriedade rural, localizada no município de Conquista D’Oeste, MT, aproximadamente, às 19h30min (UTC), tendo um piloto a bordo e origem e destino desconhecidos”. O avião teve danos substanciais.

O registro do CENIPA identifica o avião como de matrícula N2214R – pelo registro da FAA, o Cessna T210H com registro de produção sn T210-0364, fabricação 1968, com motorização Continental IO-520, esta matrícula tendo sido registrada em 03/03/2022 e cancelada em 25/03/2022, por motivo de exportação, para o Brasil.

No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão finalizados.