Monomotor Piper Saratoga (PA32) tem incidente de colisão com obstáculos (sinalização local de interdição) no solo durante movimentação por TWY “fechada” por danos de pavimento, no “Marechal Rondon”, em Cuiabá/MT, em 25.01.23


No dia 11, por volta de 18:50Z (14:50LT), o monomotor Piper PA-32R-301T Saratoga de matrícula PR-SAI iniciou o táxi no pátio da aviação geral do Aeroporto Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá, no MT, com cinco ocupantes (quatro passageiros e um piloto), com a intenção de um vôo privado para o aeródromo público de Primavera do Leste (SWPY), neste município do MT, a cerca de 105 MN a leste.

Durante o táxi para a decolagem, tripulante não atentou a sinalização de interdição da taxiway “E” (paralela à pista principal, 17/35), entre as taxiways “B” e “C” (saídas/interseções centrais, para acesso pátio-pista principal), e colidiu contra a sinalização local, vindo a causar dano ao conjunto de hélice do avião. O avião teve danos leves.

O “Marechal Rondon” (SBCY) tem pista 17/35, de 45 x 2.300 m., de asfalto (resistência de pavimento PCN 56).

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente de “colisão com obstáculos no solo” (GCOL). Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão finalizados, o avião tendo sido liberado para o operador.

ROTAER informa que a taxiway “F” (via secundária paralela à taxiway “E” interligando pátio principal e setor com hangares pelo lado da cabeceira 35) é disponível para operação diurna.

NOTAM G0012/23N, de 07/01/2023 (quatro dias antes da ocorrência), com validade entre 07/01/23 e 31/01/23, informa “fechamento” da taxiway “E” entre as taxiways “B” e “C” devido a existência de buracos no pavimento.

Ao momento da operação, o “Marechal Rondon” (SBCY), o tempo era bom, vento norte fraco, com visibilidade de 10 km ou superior, para ser reportada pancada na vizinhança, céu esparso com base a 3.000 pés e poucas nuvens TCU com base a 3.500 pés e céu nublado a 10.000 pés, com temperatura de 30°C e QNH de 1.011 hPa.]

METAR SBCY 111800Z 30010KT 9999 SCT030 FEW035TCU BKN100 32/23 Q1011=
METAR SBCY 111900Z 36006KT 9999 VCSH SCT030 FEW035TCU BKN100 30/22 Q1011=
METAR SBCY 112000Z 29024KT 2000 +TSRA SCT030 FEW035CB BKN100 26/23 Q1012=

O Piper PA-32R-301T Saratoga de matrícula PR-SAI é o aparelho com registro de produção sn 3257368 e fabricação 2004, de propriedade e operações compartilhada entre Pessoa Jurídica (de empreendimentos imobiliários) e Pessoa Física, sendo registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em março de 2022. O aparelho é aprovado para até cinco passageiros e MTOW de 1.633 kg, para operação IFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2021, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março próximo.