Monomotor turboélice multifuncional Kodiak 100, da Daher, agora disponível com hélice hélice pentapá de lâminas scimitar (encurvadas) de composite Hartzell Propeller na variante com flutuadores, em 28.10.24
No dia 21, a Daher anunciou o mais recente aprimoramento para o seu monomotor turboélice para transporte utilitário Kodiak 100 ao integrar hélice pentapá de lâminas scimitar (encurvadas) de material composto Hartzell Propeller com uma função de trava de passo para operações aquáticas (com avião equipado com em flutuadores).
A hélice pentapá de lâminas scmitar (encurvadas) de material composto Hartzell Propeller para o Kodiak 100 foi introduzida pela Daher em 2023, e sua nova função de trava de passo permite que aeronaves equipadas com flutuadores sejam facilmente manobradas na água com maior controle e segurança porque a hélice pode ser ajustada em uma posição de passo “fino” durante a partida e o corte do motor.
“Isso marca outra melhoria para nossa família de aeronaves multifuncionais Kodiak, que é cada vez mais procurada por agências governamentais, operadores comerciais e proprietários privados”, explicou Nicolas Chabbert, CEO da Daher Aircraft, ao anunciar o mais recente aprimoramento do Kodiak 100 à véspera da feira-convenção da aviação executiva americana – a NBAA-BACE 2024 -, que aconteceu entre os dias 22 e 24, em Las Vegas, no Nevada.
Todos os Kodiak 100 são entregues pela fábrica da Daher em Sandpoint, no Estado do Idaho (EUA), com melhorias estruturais e operacionais para operações aquáticas, incluindo a capacidade de serem equipados com flutuadores Aerocet, juntamente com a aplicação de um selante de filete de nichos/folgas de revestimento (skin gap fillet sealant) especial para proteção aprimorada contra corrosão em ambientes de alta salinidade, bem como reforços estruturais projetados necessários para suportar as cargas exclusivas associadas a pouso na água.
Além da disponibilidade nos aviões Kodiak 100 da linha de produção, a hélice pentapá Hartzell Propeller com função de trava de passo pode ser adaptada em aviões Kodiak 100 já em serviço por meio do programa Hartzell Top Prop.
Adaptada especificamente para uso em Kodiak 100, da hélice pentapá Hartzell Propeller incorpora a tecnologia de cubo de hélice leve Raptor, da Hartzell. Além de pesar 13 lb. (5,9 kg) mais leve que a hélice quadripá metálica, a hélice pentapá de composite reduz a rolagem de decolagem no solo do Kodiak 100, no peso bruto máximo, em 6%. Além disso, a hélice é durável pelo design, com uma TBO (tempo entre revisão geral – overhaul) de 4.000 horas, ou 6 anos, e uma garantia líder do setor de 6 anos ou até 4.000 horas.
A hélice pentapá Hartzell Propeller do Kodiak 100 também é 6,6 dB mais silenciosa, girando a 2.000 RPM para torque máximo – que é uma rotação 200 RPM (8,3%) menor mais lento do que a hélice quadripá metálica, proporcionando uma vantagem operacional em áreas de operação sensíveis a ruído. Essa velocidade de rotação mais lenta também reduz a vibração a bordo da aeronave e reduz o ruído de sobrevôo do Kodiak 100 para bem dentro do rigoroso requisito de 78 dB(A) da autoridade de aeronavegabilidade européia EASA. Com um diâmetro de 96 polegadas (243,84 cm), a hélice pentapá Hartzell Propeller tem uma distância do solo de 20 polegadas (50,8 cm) no Kodiak 100 equipado com flutuadores.
Entre as principais características das pás da hélice composite estão o bordo de ataque durável com tela de níquel-cobalto, protegendo o bordo contra desgaste – “erosão” e danos por FOD (detritos de objetos estranhos), pintura com tinta de uretano para proteção aprimorada contra “erosão” e o uso de fibra de carbono de nível aeroespacial.
Introduzida pela Daher em 2021, a versão Kodiak 100 Series III atualmente em produção é a terceira geração da família de aeronaves turboélice Kodiak 100. O Kodiak 100 Series III incorpora aprimoramentos e recursos padrão para maior segurança de vôo, maior conforto na cabine, capacidades operacionais aumentadas tanto em pistas de piso não-melhorado (despreparado) quanto na água (com flutuadores), bem como qualidade atualizada e cobertura de manutenção mais abrangente.
As atualizações relacionadas à segurança de vôo incluem a integração do radar meteorológico colorido totalmente estabilizado e com capacidade Doppler GWX-75, da Garmin, com uma paleta de cores de alta definição que permite contornos mais detalhados de células de tempestade. Isso é um acréscimo à equipagem padrão da plataforma de vôo totalmente integrada G1000NXi, da Garmin, o piloto-automático GFC-700 com proteção de envelope total e modo de nivelamento, um indicador de ângulo de ataque (AoA), tecnologia de monitoramento de pista SurfaceWatch, cartão habilitado para ChartView e a Tecnologia de Visão Sintética (SVT) para referência de vôo virtual (sem referências externas).
A aeronave Kodiak 100 Series III se qualifica para o programa de manutenção Kodiak Care de quatro anos da Daher, que cobre a manutenção programada até a quarta inspeção anual ou um tempo total de vôo de 1.000 horas — o que ocorrer primeiro. Também está incluído o Programa de Manutenção ESP nível Gold, da Pratt & Whitney Canada, para o motor turboélice PT6A-34, juntamente com um ano de rastreamento de manutenção da CAMP Systems e uma assinatura de um ano para o banco de dados eletrônico NavData, da Garmin.
Além da integração da hélice composta de cinco pás Hartzell no Kodiak 100, as hélices pentapá de material de composite da Hartzell são utilizadas em outras aeronaves turboélice em produção da Daher: o Kodiak 900 e os TBM 960 e TBM 910. [EL]