Mooney M-20 se acidenta em Balsas/MA colidindo em casa residencial, durante decolagem após escala de abastecimento, em 25.02.22
Na quarta dia 23, pela manhã, o monomotor Mooney M-20F (M20F) de prefixo PT-DKK (registro de produção sn 700031, fabricação 1970), do transporte privado, com dois ocupantes, colidiu com uma casa residencial, no bairro de Fátima, em Balsas, no MA (a 315 MN a SW de São Luís/MA e 130 MN a leste/sudeste de Araguaína/TO).
De acordo com o Corpo do Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), duas pessoas estavam a bordo do avião: Tiago Medeiros Cardoso, piloto, e Enoque dos Santos Pereira, mecânico. Os dois foram resgatados com ferimentos leves. Uma pessoa que estava no imóvel no momento do acidente escapou ilesa, segundo o Corpo de Bombeiros.
Com a ajuda de uma escada, moradores subiram até o telhado da casa para socorrer os ocupantes do avião e retirar alguns destroços do avião. Uma equipe do SAMU atendeu a ocorrência.
Devido ao risco de explosão, causado pelo combustível que estava no avião, o Corpo de Bombeiros precisou isolar todo o quarteirão.
As primeiras informações constam que o avião iniciou viagem de São Luís (MA) com o destino final Barreiras (BA), a 575 MN ao S-SW de São Luís. E que o avião pousou em Balsas (a 285 MN a NW-N de Barreiras) para escala de abastecimento.
O ponto do acidente dista menos de 1 km do aeródromo público de Balsas (SNBS), na partida do avião (após abastecer) para seguir viagem para Barreiras. Segundo o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), ao perceber uma falha no avião, o piloto teria tentado retornar à pista para um pouso de emergência.
O monomotor Mooney M-20F (M20F) de prefixo PT-DKK (registro de produção sn 700031, fabricação 1970) está registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC-91), com proprietário e operador mesma Pessoa Física, com último registro de compra/transferência em março de 2019. O avião é aprovado para até três passageiros (e mais um piloto), MTOW de 1.243 kg, para operação VFR Diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em abril de 2019, e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até agosto de 2019 (ie, estando vencido). O avião estava com o CA cancelado devido ao vencimento do CVA.
O aeródromo público de Balsas (SNBS) está FIR Amazônica (SBAZ), área de jurisdição do CINDACTA-IV. Em elevação de 932 pés, o aeródromo tem pista 15/33 de 23 x 1.000 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 14. O aeródromo tem homologação para operação VFR diurna.
Em ROTAER não consta informação de disponibilidade de serviço de abastecimento (AvGas) no aeródromo público de Balsas (SNBS).
Atualização: o acidente está listado no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente do tipo falha de motor em vôo.
De acordo com súmula factual inicial, o avião decolou do Aeroporto de Balsas (SNBS), no MA, com destino do Aeroporto de Barreiras (SNBR), na BA, às 14:55Z (11:55LT), a fim de traslado, com um tripulante e um passageiro a bordo (dois ocupantes). Às 15:00Z (12:00LT), após a decolagem, na subida inicial, o motor perdeu potência e colidiu contra uma residência. O avião teve danos substanciais, os dois ocupantes saíram ilesos; houve danos a terceiros.
No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi retido para inspeção e análise de destroços e componentes.