Morgan Stanley acredita quanto à EMBRAER que é “hora da colheita” – segundo tese do banco, após anos de investimento a fabricante finalmente colhe frutos para romper duopólio aeroespacial Airbus-Boeing, em 14.03.23
Fonte: InfoMoney – 14/03/2024
O duopólio aeroespacial, composto hoje por Airbus e Boeing, será rompido pela EMBRAER, de acordo com análise do banco Morgan Stanley. O banco considera que a fabricante brasileira é o terceiro principal player do setor e vê forte crescimento com a companhia “colhendo os frutos” após décadas de investimentos. Assim, a EMBRAER é a top pick do banco entre as empresas aeroespaciais.
Com esse cenário, a EMBRAER foi mantida com recomendação overweight (exposição acima da média do mercado, similar à compra), com o preço-alvo mais do que dobrando, saindo dos US$ 19,50 anteriores para US$ 40,00 (+105%) para os ADRs (American Depositary Receipts, recibos de ações brasileiras negociadas em bolsas dos EUA) ERJ da companhia, ou um potencial de alta de 87% frente o fechamento da véspera. O banco considera que qualquer fraqueza potencial das ações abriria um ponto de entrada atraente para a história de crescimento de vários anos do nome.
A fabricante brasileira se apresenta como uma competidora à altura em um ambiente de demanda excedendo a oferta por aeronaves, avaliam os analistas. As duas principais fabricantes do setor, Boeing e Airbus, enfrentam desafios próprios, com a primeira apresentando dificuldades na produção e entrega de aeronaves e a segunda com backlog já preenchido até o final da década. Nesse contexto, a EMBRAER está posicionada para prosperar neste ciclo, após investimentos e ampliação do portfólio em aviação comercial, aviação executiva, defesa & segurança e serviços.
“A empresa possui um portfólio renovado de novos produtos como o E190-E2 e E195-E2 na categoria de jatos de passageiros comerciais, o Phenom 100/300 e o Praetor 500/600 em jatos executivos, o KC-390 Millennium na Defesa e capacidades expandidas de MRO – Manutenção, Reparo e Revisão em serviços. A EMBRAER evoluiu de um fabricante de aeronaves de nicho para uma empresa globalmente proeminente e diversificada no setor Aeroespacial & Defesa, pronta para conquistar participação de mercado”, considera o Morgan.
O banco reviu o modelo para a EMBRAER, para refletir o potencial de lucro de longo prazo conforme “emerge de múltiplos ciclos de investimento e entra em um período de colheita”.
Nos novos números, o Morgan projeta receita acumulada (entre fim de 2023 a fim de 2028) em US$ 680 milhões para US$ 3,9 bilhões (cerca de 21% de aumento em relação à projeção anterior). As estimativas de receita do banco estão 2,5% acima do consenso para 2024, 8,1% acima para 2025 e 9,4% acima para 2026. O fluxo de caixa livre (FCF, na sigla em inglês) foi mais que dobrado, com aumento de 153%, para US$ 422 milhões (majoração de US$ 262 milhões), ficando 25,3% acima do consenso para 2024.
Dentre os três catalisadores positivos para as ações citados pelo banco, estão:
– a resolução do processo de arbitragem entre Boeing e EMBRAER em relação ao processo fracassado da aquisição pela Boeing da divisão de aeronaves comerciais da EMBRAER, com potencial acordo em dinheiro.
– além disso, a EMBRAER deve retornar como empresa pagadora de dividendos em 2025, com expectativa do Morgan que a iniciativa ocorra ainda no segundo semestre deste ano.
– a EMBRAER deverá, ainda, receber pedidos adicionais de aviação comercial e de Defesa e há destaque de “ventos” comerciais mudando a favor da fabricante brasileira. Em comparação com a concorrentes, a EMBRAER recebeu mais pedidos de aeronaves (considerando pedido da American Airlines de 90 jatos comerciais E175) e ficou com backlog preenchida até 2026.
Na visão do Morgan, o mercado ainda ignora a mudança estratégica promovida pela EMBRAER, que se tornou uma empresa mais lucrativa e estável. Investidores ainda não teriam a visão de que a EMBRAER finalmente colhe os frutos para rompimento do duopólio.
Nesta quinta dia 14, o BTG Pactual também destacou EMBRAER como sua top pick no setor de transportes e bens de capital.