Motor GE Passport para o Global 8000 recebe aprovação das autoridades do EUA (FAA) e Canadá (Transport Canada), e o jato deve entrar no mercado até o final do ano, em 29.08.25

Em post no dia 26 na plataforma online da AIN, a editora da revista mensal da mídia Kerry Lynch repercutiu que o jato executivo cabine larga de ultralongo curso Bombardier Global 8000 deu um “passo” rumo à entrada em serviço com as recentes aprovações das autoridades FAA (EUA) e da Transport Canada para os motores turbofan GE Aerospace Passport 20 do modelo.
Sucessor do Global 7500 como o novo “jato-chefe” da Bombardier, o Global 8000 oferecerá o aprimoramento de velocidade (MMO) e alcance – MACH 0,94 e alcance de até 8.000 MN.
O turbofan Passport 20 com empuxo de 19.000 lbf. equipa as duas variantes – “7500” e “8000’ -, mas o motor foi configurado para permitir um desempenho aprimorado em relação ao alcance de 7.700 MN e à velocidade máxima de MACH 0,925 do Global 7500. Os executivos da GE descreveram as atualizações principalmente como alterações de software, em vez de mudanças na “turbo-máquina”, liberando o potencial já incorporado ao motor. Isso inclui a melhoria do consumo específico de combustível para permitir o maior alcance do Global 8000.
O presidente e CEO da Bombardier, Éric Martel, disse a analistas no final do mês passado que fabricante continua no cronograma para a entrega no mercado do Global 8000 até o final do ano, e o primeiro modelo previsto para o mercado está “montando extremamente bem … Estamos começando a instalar o interior”. Martel também observou que a Bombardier “concluiu o vôo do avião [de teste de vôo]. É mais um exercício burocrático que precisamos consolidar e encaminhar às autoridades”, acrescentou Martel.
A Bombardier está oferecendo um boletim de serviço aos clientes do Global 7500 para que possam atualizar para o desempenho aprimorado do “8000”, e Martel observou que o interesse nessa opção tem sido forte. [EL] – c/ fonte