Motor turboélice PW127XT-M da Pratt Canada ganha certificação da Transport Canada, em 29.08.22


O motor turboélice para aviões do transporte regional PW127XT-M, da Pratt & Whitney Canada, ganhou a certificação da agência Transport Canada, divulgou a fabricante do motor nesta sexta dia 26.

Projetado para motorizar todas as aeronaves ATR de nova geração, o PW127XT também ganhou aplicação no Dornier D328eco em desenvolvimento pela Deutsche Aircraft.

Revelado na feira aeronáutica Dubai Airshow, em novembro de 2021, o PW127XT-M promete 40% de tempo estendido na asa, 20% menos custos de manutenção e 3% de melhoria na eficiência de combustível em relação aos motores PWC (PW127M) que alimentam os ATR-42 e ATR-72 atuais.

Chamando o PW127XT-M de “o novo padrão” para economia operacional, o vice-presidente de marketing e vendas de produtos da Pratt & Whitney Regional Aviation, Timothy Swail, também enfatizou as credenciais de sustentabilidade da família de motores PW127. “Trabalhamos em estreita colaboração com a ATR no início deste ano nos testes de vôo de nossos novos motores PW127XT-M e da geração anterior PW127M usando combustível de aviação 100% sustentável [SAF]”, disse Swail. “Mais notavelmente, a Braathens Regional Airlines voou uma de suas aeronaves ATR-72-600 usando 100% SAF em ambos os motores PW127M com excelentes resultados”.

O PW127XT requer apenas duas revisões de motor programadas em 10 anos, em comparação com três para o PW127M. A extensão de 40% do intervalo de manutenção do motor, também conhecido como tempo instalado em asa (time-on-wing), significa que o intervalo de revisão aumentará de 14.000 para 20.000 horas de vôo. A melhoria de 3% no consumo de combustível que o “XT” oferece em relação à série “M” amplia a vantagem de 40% no consumo de combustível que o ATR tem sobre os jatos regionais na mesma categoria de assentos, de acordo com a P&WC.

A nova série PW127XT tem as variantes “–M” e “–N”. A variante PW127XT–M tem potência termodinâmica de 3.360 SHP, potência mecânica de 2.750 SHP, com hélice em regime de operação a 1.200 RPM. A variante PW127XT–N tem potência termodinâmica de 3.511 SHP, potência mecânica de 2.750 SHP, com hélice em regime de operação a 1.200 RPM.

A série conta tecnologia de injeção para extra durabilidade com:
1 – compressor de baixa pressão de capacidade ampliada e compressão de alta pressão de alta eficiência,
2 – novo módulo de turbina de alta pressão para um novo nível de eficiência e durabilidade,
3 – módulo de turbina de potência de eficiência aprimorada, e,
4 – novo casco de gerador a gás refletindo último estado de melhores práticas de projeto com sistema de lubrificação (distribuição de óleo) melhorado. [EL] – c/ fontes