Movimentação de passageiros e de aeronaves nos aeroportos regionais do CE cresce 98% e 38%, respectivamente, com concentração de operação em Cruz/Jericoacora e Aracati, e Governo estadual implementa melhorias e adequações das instalações dos aeródromos de Iguatu e São Benedito e de Aracati, em 16.01.23


Segundo dados divulgados pelo Governo de CE, o ano de 2022 registrou um aumento significativo na movimentação de passageiros nos dez aeroportos regionais sob jurisdição da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

De janeiro a dezembro (2022), um total de 328.157 pessoas embarcaram e/ou desembarcaram nos aeródromos estaduais. Isso representa um crescimento de 97,66% na comparação com 2021, que teve 166.016 movimentos de embarque/desembarque. Já sobre movimentação de aeronaves, observou-se em 2022 um fluxo 38,20% maior que em 2021, com um total de 9.653 pousos e decolagens, enquanto em 2021 foram 6.985.

O Aeroporto Comandante Ariston Pessoa (SBJE), de Jericoacoara, em Cruz, a 120 MN a NW de Fortaleza (SBFZ), segue como o de maior fluxo. Foram 312.353 passageiros (95,2% da movimentação total).

Na segunda posição, figura o Aeroporto “Dragão Mar” (SBAC), de Canoa Quebrada, em Aracati, a 65 MN a SE de Fortaleza (SBFZ), com 3.304 passageiros (1% da movimentação total).

A demanda constante nessas unidades se deve sobretudo ao turismo no litoral cearense, que é “âncora” para o fomento à aviação regional.

Os aeroportos de Jericoacoara e de Canoa Quebrada contam com oferta regular de vôos comerciais, ampliando as possibilidades de rotas para quem visita o Ceará em busca das praias mais populares do Estado.

O terminal de Jericoacoara tem oferta de vôos das empresas Azul, Gol, LATAM e Voepass para Fortaleza, Parnaíba (PI), Guarulhos (SP), Confins (MG) e Campinas (SP). O terminal de Canoa Quebrada é servido por vôos da Azul de ligação com Fortaleza.

No intuito de manter essas projeções de crescimento, o investimento em manutenção, modernização e segurança dos aeroportos regionais é contínuo. As ações buscam aplicar melhorias e adequações das instalações em consonância com as normas técnicas da ANAC e investir em novos equipamentos para tornar mais eficiente as operações aeroportuárias.

Neste início de 2023, os trabalhos se concentram em melhorias nos aeroportos de Iguatu (SNIG), a 161 MN ao sul de de Fortaleza (SBFZ), e de São Benedito (SWBE), a 142 MN a SW-W de Fortaleza (SBFZ). Em seguida, estão previstas reformas para o Aeroporto de Aracati, que deve receber nova coberta e cercamento no decorrer do ano.

A 120 MN a NW de Fortaleza (SBFZ), o Aeroporto Comandante Ariston Pessoa (SBJE), de Jericoacoara, em Cruz, conta com pista (08/26) de 45 x 2.200 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 62 e resistência de subleito média, em altitude de 89 pés. A pista é dotada de sistemas de luzes de cabeceira, laterais da pista principal a cada 60 m. e de vias de taxi. As duas cabeceiras são dotadas de sistema de indicação de rampa PAPI. Existem áreas de segurança (SWY) de 45 x 60 m., ambas com luz de zona de parada (STWL).

O aeroporto tem homologação para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna e opera com serviço de informação de tráfego de aeródromo (com a Rádio “Jericoacoara”) no expediente de 15:00-21:00Z (12:00-18:00LT) diariamente, e para demais horário por solicitação prévia com antecedência mínima de 01 horas do horário de funcionamento. Operações IFR contam com procedimentos de saída e aproximação para ambas cabeceiras, por navegação por satélite (no caso de saída, também com procedimento OMNI).

O Aeroporto pode pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o RCD 4D ou inferior. Aeronaves da aviação não-regular com previsão de permanência superior a três horas devem requerer autorização prévia do Operador Aeroportuário com antecedência mínima de 01 hora antes do fechamento. O aeroporto tem serviço de abastecimento de combustível de QAv.

A 65 MN a SE de Fortaleza (SBFZ), o Aeroporto “Dragão Mar” (SBAC), de Canoa Quebrada, em Aracati, conta com pista (09/27) de 30 x 1.800 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 36 e resistência de subleito alta, em altitude de 118 pés. A pista é dotada de sistemas de luzes de cabeceira, laterais da pista principal a cada 60 m. e de vias de táxi. A cabeceira 09 é dotada de sistema de indicação de rampa PAPI.

O aeroporto opera diariamente no horário 11:00-21:00Z (08:00-18:00LT), ou demais horário mediante socicitação prévia com antecedência mínima de 01 horas antes do fechamento. O aeroporto tem homologação para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna e opera com serviço de informação de tráfego de aeródromo (com a Rádio “Aracati”) no expediente de 16:00-21:00Z (13:00-18:00LT) diariamente. Operações IFR contam com procedimentos de saída e aproximação para ambas cabeceiras, por navegação por satélite (no caso de saída, também com procedimento OMNI).

O Aeroporto pode pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o RCD 3C ou inferior. Aeronaves da aviação geral, incluindo táxi-aéreo, devem coordenar previamente com o Operador Aeroportuário a sua operação com antecedência mínima de 01 hora antes do fechamento. O aeroporto tem serviço de abastecimento de combustível de QAv.

A 142 MN a SW-W de Fortaleza (SBFZ), o aeroporto “Walfrido Salmito de Almeida” (SWBE), em são Benedito, conta com pista (10/28) de 30 x 1.500 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 12 e resistência de subleito média, em altitude de 2.900 pés. A pista é dotada de sistemas de luzes de cabeceira, laterais da pista principal a cada 60 m. e de vias de táxi. O aeroporto tem homologação para operação VFR diurna/noturna. Coordenações operacionais e o acionamento do balizamento deverão ser requisitadas com 03 horas de antecedência com o Operador do Aeroporto.

A 161 MN ao sul de de Fortaleza (SBFZ), o aeródromo de Iguatu (SNIG) conta com pista (16/34) de 30 x 1.410 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 16 e resistência de subleito baixa, em altitude de 699 pés. A pista é dotada de sistemas de luzes de cabeceira, laterais da pista principal a cada 60 m. e de vias de táxi. O aeroporto tem homologação para operação VFR diurna/noturna. O acionamento do balizamento deverá ser requisitado com 03 horas de antecedência com o Operador Aeroportuário.

ROTAER informa a existência de três obstáculos de aeródromos violando o Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo (PBZPA), de três antenas com iluminação ao sul do aeródromo, concentradas, em ponto afastado da pista (ARP) 1,5 MN – com elevação (altitude) máxima de 263,09 m. (ie, 50 m./165 pés AAL).