MPOR e ANAC realizam road show do programa AmpliAR para oito concessionárias aeroportuárias privadas, em 16.11.25
Em nota no dia 14, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) divulgou que, junto com a ANAC, concluiu nesse dia a rodada de apresentação (Road Show) do programa AmpliAR às concessionárias que poderão participar da oferta pública de 19 aeroportos regionais prevista para o dia 27 de novembro. A lista inicial de aeroportos inclui terminais como Aracati (CE), Araguaína (TO), Itacoatiara (AM), Serra Talhada (PE) e Lençóis (BA), entre outros. Em Brasília e em São Paulo, representantes da pasta apresentaram detalhes dos investimentos e as potencialidades dos terminais aéreos disponibilizados nesta primeira fase do programa.
O secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, acompanhado pelo secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, e pelo diretor-presidente da ANAC Tiago Faierstein, recebeu na capital federal executivos da concessionária Fraport Brasil.
Em São Paulo, foram realizadas reuniões com representantes de sete (7) concessionárias: Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), AENA Brasil, GRU Airports, Motiva (ex-CCR), PAX Aeroportos, Vinci Airports e Zurich Airports.
“Com esses encontros, concluímos a apresentação do AmpliAR apontando as potencialidades dos aeroportos regionais colocados em oferta pública. O Ministério de Portos e Aeroportos tem como objetivo dotar de melhor infraestrutura estes terminais aéreos que são estratégicos para o desenvolvimento regional e conectividade nacional”, explicou o secretário Tomé Franca.
De acordo com Daniel Longo, a iniciativa de ouvir as concessionárias e levar à mesa detalhes do programa demonstra a transparência na condução do AmpliAR. “Foi um momento importante de escuta do setor para que possamos aferir o apetite do mercado e calibrar a oferta dos próximos aeroportos na segunda etapa do programa”, avaliou o secretário.
“Essa parceria do setor público com a iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento da aviação brasileira. O AmpliAR é uma política pública inovadora que nasce da nossa necessidade de avançar na infraestrutura aeroportuária brasileira”, comentou o diretor-presidente da ANAC Tiago Faierstein.
Criado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o programa AmpliAR tem como objetivo modernizar e ampliar a infraestrutura de aeroportos regionais no Brasil, especialmente nas regiões com maior déficit, como a Amazônia Legal e o Nordeste. A iniciativa visa melhorar a conectividade aérea em áreas remotas, integrando esses locais à malha aérea nacional e fomentando o desenvolvimento socioeconômico.
Por meio de parcerias com concessionárias privadas (já operadoras de aeroportos federais, o programa é uma política pública que permite que essas empresas assumam a gestão de aeroportos regionais deficitários, em troca de reequilíbrios contratuais, como redução de outorgas ou extensão dos prazos de concessão, de contratos de concessões aeroportuárias já em andamento.
O AmpliAR prevê investimentos privados de mais de R$ 5 bilhões, com a meta de modernizar até 100 aeroportos em todo o país.
Com essa iniciativa, o Governo Federal dá um passo importante para tornar a aviação regional mais eficiente, acessível e integrada ao desenvolvimento do país.
