MPOR e Embaixada do EUA debatem sobre investimento em infraestrutura de transportes e combustível sustentável de aviação, em 28.06.24
Com divulgação por notícia institucional, o Ministro de Portos e Aeroportos (MPOR) Silvio Costa Filho recebeu em audiência nesta quarta (26) a Embaixadora do Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, para tratar sobre oportunidades de investimentos no setor de infraestrutura de transportes e transição energética nos setores do transporte aéreo e por água.
O encontro institucional abordou temas relevantes para o desenvolvimento da aviação internacional e das hidrovias brasileiras, buscando ampliar a parceria entre o Brasil e o EUA para transporte aéreo e turismo.
O ministro e a embaixadora debateram também o papel dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), reforçando as intenções de ampliação das relações comerciais e projetos entre o Brasil e o EUA.
Silvio Costa Filho aproveitou para lembrar que o Brasil tem trabalhado para institucionalizar a transição energética, expressando seu apoio ao Projeto de Lei “Combustível do Futuro”, que foi enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional no 2° semestre de 2023. O Projeto foi aprovado na Câmara em maio de 2024 e está agora sob apreciação do Senado Federal. No caso da aviação, o PL obriga os operadores aéreos a reduzir suas emissões de CO2 entre os anos 2027 e 2037 por meio da utilização de SAF. Pela proposta em trâmite no Parlamento, o percentual de redução de emissões é de 1% em 2027 e aumenta gradativamente para 10% em 2037.
Sobre os combustíveis sustentáveis, destacou Costa Filho: “O Brasil vai se tornar um dos maiores exportadores do combustível verde da aviação, e os Estados Unidos têm tudo pode ser um grande parceiro para a concretização desse objetivo”, reforçando que o país é rico em produção de matéria-prima, como a cana-de-açúcar.
A embaixadora Elizabeth Frawley Bagley enfatizou que o EUA tem buscado oportunidades de investimentos no setor de infraestrutura de transportes no Brasil, indicando o país como um mercado promissor e com grande demanda em praticamente todos os setores.
O ministro propôs agendar uma nova reunião entre a área técnica da representação diplomática americana e a equipe do MPOR para apresentação da carteira atual de investimentos da Pasta e dar continuidade às tratativas sobre aviação civil, portos e hidrovias.