MPOR e Governo de RR discutem aviação regional, incluindo a possibilidade de construção de aeródromos em Rorainópolis e Uiramutã, em 24.10.23
Conforme nota do dia 18, no portal do MPOR, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, conversou com o governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium, no dia 17, sobre a possibilidade de construção de aeródromos nas cidades de Rorainópolis e Uiramutã, dentro do plano do novo Governo Federal de expandir a aviação regional pelo país.
Rorainópolis é uma localidade distando 115 MN a SE-S de Boa Vista (SBBV), sem dispor de aeródromo. O município de Uiramutã está ano norte divisando com a Venezuela e Guiana, com centro à distância de 110 MN a N-NE de Boa Vista (SBBV). Conforme cadastro aeroportuário brasileiro, do município estão inscritos 35 aeródromos, privados, a maioria pistas-aldeias.
Outro tema debatido foi a ampliação do número de vôos para o aeroporto de Boa Vista (SBBV), a capital roraimense. Segundo Denarium, com a baixa oferta, as poucas opções existentes estão constantemente lotadas, prejudicando o turismo de lazer, de negócios e, consequentemente, a economia local. A articulação junto às companhias aéreas que atuam no Brasil é mais uma das diretrizes de atuação do MPOR, de acordo com o ministro Costa Filho. “O impasse do baixo número de vôos atinge o preço das passagens, principalmente para destinos mais distantes, como é o caso de Boa Vista”, afirmou.