MPOR e Universidade de Aviação Civil da China assinam Memorando de Entendimento com ações para desenvolver SAF, em 16.05.25

Em nota postada no seu portal de notícias no dia 12, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) divulgou a sua assinatura com a Universidade de Aviação Civil da China (CAFUC) de um Memorando de Entendimento (MoU) para ações de cooperação em pesquisa e desenvolvimento de Combustível Sustentável de Aviação (SAF). O Mou foi assinado pelo ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho no dia 12, numa cerimônia no âmbito da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China nesta semana.
O MoU tem, entre seus objetivos, promover a troca de conhecimentos, experiências e tecnologias entre os participantes, implementar programas conjuntos de capacitação técnica e científica para profissionais brasileiros e chineses e identificar oportunidades de financiamento e desenvolvimento de projetos conjuntos voltados à sustentabilidade na aviação civil associados à cadeira de SAF.
O MPOR, pelo lado brasileiro, possui competências para formulação, coordenação de supervisão de políticas nacionais associada ao setor de aviação civil. A CAFUC é reconhecida por sua expertise técnica e científica em aviação e sustentabilidade, promovendo inovação e pesquisa aplicada.
Entre as atividades de cooperação previstas no memorando estão:
– ações de pesquisa e desenvolvimento de SAF e tecnologias associadas;
– intercâmbio de informações técnico-científicas sobre os temas associados ao SAF;
– realização de eventos de disseminação de conhecimento sobre os temas associados a SAF, como workshops e seminários; e,
– estudos e análises referentes ao desenvolvimento de infraestrutura e logística para produção, distribuição e comercialização de SAF em aeroportos, e oferta coordenada de treinamento e desenvolvimento de profissionais brasileiros e chineses em temas associados a SAF.
“Esse memorando está alinhado com os objetivos do Governo Federal de descarbonização e sustentabilidade no setor aéreo, que temos defendido”, afirmou o ministro Costa Filho. “Essa é uma das importantes agendas que temos desenvolvido nesta viagem à China, ao lado do presidente Lula”, acrescentou o ministro.
De acordo com o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação, criado pela Lei do Combustível do Futuro (Lei nº 14.993/24), a meta é reduzir suas emissões em 1% em 2027 e ampliar a redução progressivamente até 10% em 2037.