MT-Propeller introduz hélice para motorização turboélice “Silent 7” com STC pela EASA para o bimotor Shorts SC-7, em 22.10.21


A MT-Propeller recebeu STC/CST da EASA para a instalação de sua nova hélice Silent 7 MTV-37, heptapá, no bimotor turboélice Shorts SC-7, conforme anúncio da própria fabricante alemã nesta semana. O STC/CST da EASA segue a certificação de Tipo da hélice pela FAA no final de setembro.


O bimotor turboélice Shorts SC-7 também é o segundo modelo de aeronave a receber a aprovação STC/CST da EASA e FAA para a nova hélice da MT, após a aprovação no início deste ano para o primeiro modelo o monomotor turboélice Pilatus PC-12 equipado com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-67B, ou PT6A-67P ou PT6E-67XP.

De acordo com a MT, a hélice Silent 7 MTV-37, com sete pás de composite com bordos protegidos por película de níquel, é quase livre de produzir vibração na sua operação nos modelos Shorts SC-7 e Viking Air Series 3 com motorização Honeywell TPE331-2-201A e proporciona distância de decolagem 5% menor e 10% de desempenho de subida aprimorado. No PC-12, a instalação da Silent 7 MTV-37 não requer modificações no motor e oferece melhor desempenho de subida e redução do ruído da cabine entre 6 e 7 decibéis (db).

O STC/CST da EASA para a instalação de sua nova hélice Silent 7 MTV-37 (MTV-37-1-E-C-F-R(G)/CFR228-54, heptapá, no bimotor turboélice Shorts SC-7, e aplicável para o Viking Air Ltd. SC-7 Series 3, com motorização Honeywell TPE331-2-201A, incluindo com modificação FAA STC SE383CH, é o de nº 10077413, emitido em 05/10/2021.

As (sete) lâminas são curvilíneas (swept), de composite com baixo peso (com 74,2 kg/163,6 lb., com spinner) e diâmetro de 228 cm (89,76 pol.)

A MT Propeller cita as seguintes vantagens da hélice:
– melhor característica de amortecimento de vibração para operação de hélice quase sem vibração;
– partida mais rápida do motor, ITT/EGT reduzido durante o acionamento;
– distância de decolagem mais curta em aproximadamente 5% (ao nível do mar, em condições ISA);
– distância de de subida aprimorado em aproximadamente 10% (ao nível do mar, em condições ISA);
– desempenho do cruzeiro inalterado;
– liga de níquel no bordo de ataque das pás para melhor proteção contra erosão das lâminas;
– lâminas com vida útil ilimitada, e reparáveis de FOD;
– reduções significativas de ruído interno e externo; e,
– conformidade com requisitos de ruído rígidos da regulamentação da Alemanha de 2010, para operações aeroportuárias irrestritas na Alemanha e outros países europeus. [EL]