MT-Propeller obtém STC da FAA para hélice pentapá no programa de remotorização do monomotor turboélice Piper PA-46 Meridian, em 13.04.25


Em março, a fabricante alemã MT-Propeller divulgou a obtenção do Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) pela FAA, em adição a aprovação da EASA, para a hélice pentapá MTV-27 no programa de remotorização do monomotor turboélice Piper PA-46 Meridian/M500 – X-Range Meridian -, que foi apresentado no ano passado.

Com idéia de tornar as aeronaves mais silenciosas e eficientes, a MT-Propeller adotou o Piper Meridian como um novo programa, substituindo o motor PT6A-42A (de 500 SHP) original por um motor PT6A-135A (de 750 SHP). A hélice pentapá é obrigatória para o STC, mas a hélice (pentapá) Quiet Fan Jet MTV-27, caso já esteja instalada, poderá ser aproveitada na remotorização.
Vantagens da substituição do motor:
1 – eficiência – alcance:
Alcance máximo com combustível máximo (ISA, MTOW, sem vento, um piloto, reserva de combustível de 45 min) de:
(a) 1.340 NM (2479 km), a 30.000 pés, velocidade de cruzeiro de 203 KTAS
(b) 1.290 NM (2387 km), a 28.000 pés, velocidade de cruzeiro de 203 KTAS
(c) 1.160 NM (2146 km), a 28.000 pés, velocidade de cruzeiro de 240 KTAS
(d)    960 NM (1776 km), a 25.000 pés, velocidade de cruzeiro de 258 KTAS
2 – redução dos custos de manutenção: a mudança da família de motores da categoria média para a categoria pequena faz uma diferença impressionante nos custos operacionais. O custo direto por quilometragem será semelhante ao Piper Mirage – PA46-350P com motor à pistão Lycoming TIO-540-AE2A (de 350 HP) -, mas com uma velocidade máxima de até 260 KTAS a 30.000 pés.
3 – redução de ruído: o novo motor tem uma rotação de 1.900 RPM em comparação com a rotação original de 2000 RPM (diferença de 100 RPM, ou de 5%). O ruído externo certificado foi reduzido dos 74,9 dB(A) originais para 66,9 dB(A), para peso de 1.999 kg. O ruído interno também foi reduzido.

O kit do STC da MT-Propeller contém os seguintes componentes:
– motor novo P&W PT6A-135A.
– hélice nova MTV-27-()/CFR203-58d.
– novo jogo de dutos de escape.
– novo conjunto de peças para caixa de ar (airbox parts).
– novo conjunto de suportes para a interface de controle de potência do motor.
É requerido, no mínimo, sistema de indicação de parâmetros de motor (EIS – Engine Indication System) da Garmin.

Hélice QFJ – Quiet Fan Jet
As Hélices QFJ apresentam:
– desempenho aprimorado na decolagem, subida e cruzeiro.
– nível de ruído interno e externo, cumprindo os mais exigentes regulamentos de ruído em países europeus para operações aeroportuárias irrestritas.
– som semelhante ao de um jato.
– uma operação muito suave.

O método de cálculo aerodinâmico mais recente possibilitou o projeto de aerofólios integrados para as pás da hélice. Com isso, o vórtice é basicamente eliminado e a eficiência é aumentada.

Especificações – MTV-27-1-E-C-F-R(P)/CFR203-58d:
– hélice pentapá de velocidade constante com embandeiramento completo e reversão, diâmetro 203 cm (79,92 polegadas).
– lâminas torcidas (scimitar – cimitarra), de material composto (composite) de peso leve – pá CFR203-58d.
– cubo (hub), de alumínio fresado em peça única) – MTV-27-1-E-C-F-R(P).
spinner de material composto (AFRP) P-575-2.
– sistema degelo (De-Ice) com boots termo-elétrico.
– peso de hélice com spinner instalada – 64,8 kg (142,9 lb.).
– TBO conforme Boletim de Serviço SB-1 – 4.500 horas/72 meses (6 anos).

Vantagens:
– melhores características de amortecimento de vibração (vibration damping) para operações com hélices praticamente livres de vibração.
– melhoria geral no desempenho – distância de decolagem 10% menor, subida de 4% a 10% (conforme o modelo original) melhor e 3 KT mais rápido em cruzeiro.
– ITT mais baixa no solo com manete de condição (condition lever) nas posições de potência mínima (Idle) baixa e alta.
– Sem restrições de velocidade da hélice no solo durante a operação potência mínima (Idle) baixa, com possibilidade de reduzir Ng para 57% para melhor operação em solo.
– cerca de 1,3 kg a menos de peso que a hélice quadripá metálica original.
– bordo de ataque em liga de níquel colada para melhor proteção contra erosão das pás.
– maior separação do solo – menos FOD.
– pás reparáveis de FOD.
– vida útil ilimitada das pás.
– redução significativa do ruído e da vibração na cabine.
– vibração e ruído semelhantes a motor a jato.
– conformidade com as rigorosas normas alemãs de ruído de 2010 – Landeplatz Lärmschutz Verordnung – para operações aeroportuárias irrestritas na Alemanha, e em outros países europeus. [EL]