MT Propeller obtém STC da FAA para hélice quadripá composite no Aerostar PA-60, em 02.12.21


A fabricante germânica MT Propeller Entwicklung GmbH obteve da FAA certificação STC/CST para hélice quadripá com lâminas curvadas (scimitar) de composite MTV-14-B-C-F/CF(L)188-30g instalada no bimotor a pistão Aerostar PA-60 (PA-60-600, -601, -601P, -602P, com modificação pelo STC da FAA SA1658NM, e a variante PA-60-700P), com motorização Lycoming IO-540 (IO-540-A- e série IO-540-S-, com modificação pelo STC da FAA SE1657NM (L)TIO-540-U-series).

Basicamente, a hélice da MT se aplica para substituição das seguintes hélices:
[1] hélice tripá Hartzell HC-C3YR-2/C8468-8R, HC-CYR-2UF/FC8468-8R
[2] hélice tripá Hartzell HC-C3YR-2UF/FC8468DB-14, HC-C3YR-2UF/FC8468DB-14(MM)
[3] hélice tripá Hartzell HC-C3YR-2(L)UF/F(J)C7451(B)

STC FAA SA04452NY:
https://www.mt-propeller.com/pdf/stcflyer/FL023US.pdf

A hélice obteve a certificação da FAA (SA04452NY) com data de 02/12/2021. A mesma certificação pela EASA (nº 10062000) foi emitida em 18/07/2017.

No prospecto técnico, a MT divulga as seguintes vantagens/melhoramentos, especificamente:
– melhor características de amortecimento de vibração,
– distância de decolagem mais curta,
– subida aprimorada em aproximadamente 3% a 5% (ao Nível Médio do Mar, condições ISA),
– desempenho do cruzeiro melhorado em cerca de 3 a 5 KT (MTOW, condições ISA),
– ganho de peso de aproximadamente 40 lb. (18 kg) do que as hélices originais,
– sem ressonância da fuselagem com baixa rotação do motor, e,
– reduções significativas de ruído interno e externo.

Conforme a especificação, a hélice MTV-14-B-C-F/CF(L)188-30g, com spinner e sistema degelo, pesa  65,2 kg (143,7 lb.). A hélice tem diâmetros de 74 pol./188 cm (máximo) e 72 pol./183 cm (mínimo).

As hélices com lâminas de material composto da MT Propeller reduzem o ruído dentro e fora da aeronave, não têm limitação de vida útil e podem ser reparadas caso incorram em danos por FOD durante operação. Suas hélices consistem em um interior de composto ligado, com bordos de ataque pronunciado com capa protetora de aço inoxidável para maior prevenção contra a erosão. Embora as medidas específicas possam variar entre os modelos, as melhorias de performance prevalecem sobre hélices metálicas de projetos originais equivalentes.

O peso médio economizado pode ser 12% menor, em um exemplo típico de hélice pentapá de 88,5 pol. (224, 79 cm). A hélice MT também possui um momento polar de inércia 30% menor, coeficiente de amortecimento de vibração 45% maior. Para a longevidade operacional de aeronaves, as hélices MT de composite, com vida útil ilimitada, são um caso forte para um uso contínuo, retornando às dimensões originais quando revisadas, ao contrário de uma hélice metálica tradicional.

Cada vez mais se tornando uma seleção de fábrica popular em toda a Europa por seu funcionamento mais suave e sem histórico de problemas técnicos, as hélices da MT ainda têm status de não serem objeto de nenhuma emissão de Diretiva de Aeronavegabilidade (AD/DA) ativa (em vigor).

A aprovação traz o portfólio da MT Propeller até 30 modelos certificados variando de duas a sete pás, de passo fixo a variável, para aeronaves com 150 e 5.000 cavalos de potência. As lâminas leves e alto desempenho são utilizadas em aeronaves, dirigíveis, túneis de vento e podem ser encontrados de moto-planador a avião do transporte comercial-regional.

Com grande parte de sua produção a MT se coloca como fornecedora de produto aeronáutico para mais de 90% da indústria aeronáutica européia e 30% da produção doméstica americana. Seus produtos apresentam o maior tempo entre revisão em 4.500 horas de operação ou até 6 anos após a instalação. Para suporte dedicado e aprovado pela MT, qualquer um de seus 62 centros de serviços pode ser consultado para o ajuste perfeito para qualquer aeronave. [EL] – c/ fontes