MT testa em vôo hélice de 11 pás, em 20.12.22


A fabricante de hélices alemã MT-Propeller, recentemente (setembro/outubro), testou em vôo o que promove ser um produto pioneiro da indústria: uma hélice de motor aeronáutico de 11 pás. A MT-Propeller informou que o teste de vôo inicial, executado neste outono, mostrou “resultados muito promissores”.

A hélice foi montada em um avião bimotor turboélice Piper PA-31T Cheyenne (de motorização original Pratt & Whitney Canada PT6A-135A). A hélice de 11 pás foi instalada no lado direito à direita, com a manutenção de um PT-6A no lado esquerdo.

Vídeo do teste de vôo:
https://www.mt-propeller.com/en/entw/about_firsts.htm#11

Os resultados incluíram um aumento de 15% no empuxo estático em relação a uma hélice padrão pentapá (5 pás) certificada.

“Este sistema de hélice combinado com uma fonte de alimentação de baixa rotação [RPM] de uma turbina ou motor elétrico abre novas possibilidades de desempenho, eficiência e ruído”, registra a fabricante alemã.

Não está claro se ou quando a MT pode obter um Certificado de Tipo Suplementar (STC/CST) para a hélice. Em 2019, a fabricante alemã também testou em vôo uma hélice de nove pás no Piper Cheyenne, que, segundo a MT, pode ajudar um avião a hélice a atingir velocidades de até 430 KT – dependendo do projeto – ao mesmo tempo com redução do consumo de combustível. [EL] – c/ fontes