Na chegada no “Campo de Marte” (SP), Cirrus SR-22 tem evento de colisão com pássaro, resultando danos leves no avião, em 18.02.22


No dia 04, o monomotor Cirrus SR-22 de prefixo PR-ROJ (registro de produção sn 4182, ano de fabricação 2015) decolou do Aeroporto Leite Lopes (SBRP), em Ribeirão Preto/SP, com destino ao Aeroporto “Campo de Marte” (SBMT), em São Paulo, para um vôo privado com quatro ocupantes, sendo dois tripulantes e dois passageiros. Durante o vôo, por volta de 17:30Z (14:30LT), na altura do município de Cajamar, o monomotor colidiu com um pássaro, resultando danos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de colisão com ave (BIRD). No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

O avião pertence e é operado por Pessoa Física, registrado na categoria de transporte privado (TPP/RBAC-91), com último registro de compra/transferência em maio de 2015. O avião (motorização/trem de pouso convencional) é aprovado para quatro passageiros e MTOW de 1.542 kg e operação sem passageiro, para vôo VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2020 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até julho deste ano.

O Aeroporto “Campo de Marte” (SBMT), em São Paulo, dista 156 MN, em rota direta (RM 178º), do Aeroporto Leite Lopes (SBRP), em Ribeirão Preto. Uma vez o “Campo de Marte” (SBMT) sendo homologado para operação VFR, e o “Leite Lopes” (SBRP) para operaçação VFR e IFR, a viagem SBRP-SBMT pode ser feita com Plano de vôo com regra de vôo VFR (“V”), sendo requerido rota pelos corredores (REA) da TMA-SP, ou para operação nas duas regras (IFR e VFR), com Plano “Y” (com partida em regra IFR e mudança para VFR para operação no destino).

A localidade de Cajamar dista 16 MN a NW do “Campo de Marte” (SBMT), na magnética (para ARP) de 146º, praticamente sob a projeção da REA “L”, a apenas da Posição Visual “Pedágio Leroy”, na interseção das REA “L” e “D” (esta de acesso ao “Campo de Marte”.

Ao horário do evento, conforme boletins METAR, o “Campo de Marte” operava com tempo bom, com visibilidade de 10 km ou superior, com céu nublado com Teto a 2.300 pés e uma segunda camada (para passar de céu nublado para esparso) com base a 2.500 pés (para passar para 3.900 pés); o vento era oeste fraco, com temperatura do ar em torno de 25ºC (e orvalho de 25ºC) e pressão atmosférica de 1.015 hPa. 

METAR SBMT 041600Z 28009KT 9999 BKN025 25/19 Q1015=
METAR SBMT 041700Z 27005KT 9999 BKN023 BKN025 24/18 Q1015=
METAR SBMT 041800Z 29003KT 9999 BKN023 BKN039 25/19 Q1014=
METAR SBMT 041900Z 26005KT 9999 SCT023 SCT039 26/19 Q1013=