Na EBACE2024, especialistas dizem que demanda por fornecimento de SAF está aumentado, e preveem aumento da produção, em 03.06.24


Durante a EBACE 2024 (edição do ano da feira da associação executiva européia), realizada em Genebra (Suíça), entre os dias 27 e 30, em um painel de discussão, especialistas apontaram que a a procura pela alternativa “amiga” ambientalmente de JET-A, com a mistura com SAF, está aumentando está, assim como a disponibilidade em muitos países em todo o mundo – no caso da Europa, na cena de regras de obrigatoriedade de SAF pela União Européia programadas para entrar em vigor no próximo ano.

O combustível drop-in (troca pura), de SAF para mistura com JET-A, é produzido a partir de matérias-primas sustentáveis, incluindo óleos vegetais e de cozinha, biomassa e resíduos agrícolas. É um elemento fundamental para o objetivo da aviação executiva de atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050, porque pode reduzir as emissões totais do ciclo de vida em até 80%.

Durante uma ampla discussão na convenção, um painel de especialistas com foco em SAF falou sobre os desafios restantes, à medida que os operadores de aeronaves executivas buscam adotar o novo combustível.

“Começamos a assistir a um aumento significativo na procura – não apenas na Europa – mas a nível mundial”, disse Tom Cahill, consultor de combustíveis sustentáveis ​​da World Fuel Services Europe. “E isso também está sendo acompanhado por um aumento significativo na oferta”, acrescentou Cahill.

A produção de SAF continua aumentando agressivamente. Em 2023, a produção mundial de SAF atingiu mais de 600 milhões de litros (158,5 milhões de galões) – duplicando a produção em relação ao ano anterior, de acordo com a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo.

No ano passado, num esforço para estimular a produção de SAF, a União Europeia aprovou a Iniciativa de Aviação ReFuelEU. A iniciativa requer que os fornecedores de combustível forneçam uma quota mínima de 2% de SAF nos aeroportos da União Européia a partir de 2025, triplicando para 6% em 2030, subindo para 20% em 2035 e atingindo 70% em 2050.

“O que a União Européia fez agora foi enviar um sinal claro de investimento aos fornecedores de combustível e a toda a indústria, com a obrigatoriedade de SAF”, disse Hendrik Stannius, operador de fornecimento de SAF na AirBP. “Diz efetivamente: queremos esta quantidade de SAF no mercado e queremos isso, seja qual for o custo, e queremos que aumente até 2050. Portanto, esse é um sinal de investimento muito, muito forte, que é desafiador, mas altamente bem-vindo. À medida que a disponibilidade aumenta cada vez mais, esperamos que os preços do SAF caiam no futuro”, Stannius avaliou.

Os mandatos da União Européia surgem no momento em que nações inclusive do bloco – incluindo Portugal, França e Alemanha – também implementam suas regras de obrigatoriedade próprias.

“Os mandatos são fantásticos, mas seria bom ter um pouco mais de consolidação”, disse Andrew Thomas, diretor de sustentabilidade da VistaJet, uma operadora aérea de fretamento. O alinhamento dos mandatos internacionalmente, disse Thomas, ajudaria a simplificar o uso do SAF pelas operadoras.

Alguns aeroportos onde o SAF não está disponível oferecem aos operadores a possibilidade de comprar o combustível alternativo “em papel” – através de transações book-and-claim. Com reserva e ressalva, com crédito pela compra, as operadoras podem comprar moléculas reais de SAF localizadas em outros aeroportos. Esse SAF seria, na verdade, queimado por outras aeronaves, enquanto o comprador receberia crédito por suas metas líquidas de zero sem queimar o SAF diretamente.

No entanto, a capacidade de adquirir SAF através de esquema book-and-claim continua a ser difícil na Europa.

“Vemos ainda alguns desafios com a regulamentação da União Européia, porque os fornecedores europeus de SAF não podem utilizar certificados de reserva e registro para cumprir os mandatos da UE que terão início no próximo ano”, disse Stannius.

O painel da discussão na EBACE concordou que grande parte do desafio que envolve o esquema de compra por book-and-claim envolve aumentar a conscientização dos operadores sobre como funciona e como usá-lo.

“Vamos superar isso”, disse Willie Brewster, gerente de qualidade de produtos de operações (combustíveis) da Signature Aviation. “Você só precisa trabalhar em conjunto e em equipe para compartilhar esse conhecimento. Quando todos conseguimos algo, compartilhamos isso como uma vitória para todos”, falou Brewster. [EL] – c/ fontes