Na feira Aero Friedrichshafen, Hartzell destaca STC e hélices de fibra de carbono e detalha crescimento e expansão rede e instalações de MRO, em 13.04.25

Em nota no dia 02, a fabricante americana (de Ohio) Hartzell Propeller divulgou sua participação na edição 2025 da feira aeronáutica Aero Friedrichshafen, entre os dias 09 e 12 (de abril), na Alemanha, quando apresentará seus mais recentes Certificados Tipo Suplementar (STC) e avanço em hélices de material composto – fibra de carbono. E que a presença da empresa incluirá sessões educacionais técnicas, uma coletiva de imprensa e uma exposição em conjunto com suas Instalações de Serviços Recomendados na Europa.
“A Hartzell Propeller fez investimentos significativos em STC, abrangendo uma ampla gama de tipos de aeronaves, somando-se a nossa já extensa lista de ofertas de TC e STC”, disse Jon Stoy, vice-presidente de vendas e marketing. “Toda a nossa equipe, incluindo engenharia, vendas e executivos, está animada com este evento, à medida que continuamos nosso crescimento na Europa”, completou Stoy.
No dia 10, no curso da feira, a redatora de notícias da mídia AIN Amy Wilder, cobrindo a feira, repercutiu que a expansão das instalações, marcos no desenvolvimento de produtos e aquisições estratégicas foram destaques compartilhados pelo presidente da Hartzell Propeller, JJ Frigge, na coletiva de imprensa no dia (10).
Com sede em Piqua, Ohio, a Hartzell Propeller é uma das empresas sob o selo da Hartzell Aviation, juntamente com a Hartzell Engine Technologies, a Aerospace Welding Minneapolis e a Quality Aircraft Accessories.
Entre os indicadores mais físicos de crescimento, a Hartzell Propeller adquiriu a Whirlwind Propellers no ano passado e a transferiu para o campus de Piqua no terceiro trimestre. A Hartzell também adquiriu a Reiff Preheat Systems e expandiu sua rede com cinco novas aquisições de manutenção, reparo e revisão (MRO).
“Acreditamos que ter uma rede própria de oficinas nos permite cuidar do produto do cliente e de todo o ciclo de vida da hélice, em todas as suas diferentes etapas”, disse Frigge. “Portanto, com foco na qualidade e em nossos prazos de entrega, conseguimos oferecer prazos de entrega de duas a três semanas para essas hélices de suporte, o que representa uma grande vantagem competitiva para nós e também um ótimo benefício para os clientes”, detalhou Frigge.
“Uma das coisas em que estamos trabalhando em Piqua é a reforma de um galpão ao lado do nosso campus principal. São cerca de 14.000 metros quadrados. Estamos animados com a mudança para esse espaço para duas funções principais no final do verão. A primeira é o nosso centro de serviços e os negócios em geral; estamos migrando de uma área significativamente menor para um design mais personalizado para o fluxo de produtos e uma capacidade adicional para nossos próprios serviços internos e de MRO. E, claro, muitos clientes gostam de ter a oportunidade de ter a fábrica trabalhando em suas hélices. Por isso, estamos animados para ampliar nossa presença em nossas novas instalações … Também estamos usando essas instalações para o nosso Centro de Inovação em compósitos. Portanto, esta será nossa nova sede para a fabricação de pás de compósitos”.
Há 10 a 12 anos, segundo Frigge, a Hartzell Propeller produzia menos de 1.000 hélices de material composto por ano; neste ano, a previsão é de fabricar mais de 7.000. O número de funcionários aumentou rapidamente, com crescimento de menos de 10 para mais de 70 funcionários nesse período.
Além de vários STC recentes para hélices de carbono para plataformas, desde Cessna Caravan até aeronaves Aviat Husky para o Red Bull Carbon Cub, no lado da Hartzell Propellers, a Hartzell Engine Technologies recebeu a aprovação do fabricante de peças (PMA) da FAA para seus magnetos S-20 e S-200, compatíveis com as plataformas Cirrus SR-22 e Robinson; Frigge afirmou que a empresa espera a aprovação da PMA até o final do ano para os magnetos da série S-1200. [EL] – c/ fonte