Na feira NBAA-BACE 2022, Honda Aircraft promove o HondaJet Elite II, em 21.10.22


A Honda Aircraft marcou presença na feira de aviação executiva americana NBAA-BACE 2022 promovendo a recém-anunciada atualização do seu jato leve HondaJet Elite, o HJ “Elite II”. E já promovendo, para até o final de 2023, a introdução no modelo de acelerador automático (auttrothrottle) e sistema de pouso de emergência em vôo automático (Emergency Autoland).

Com um alcance expandido de 1.547 MN, o HJ Elite II possui a adição de spoilers para completar as atualizações de desempenho, otimizando o desempenho de decolagem e pouso.

“O HondaJet Elite II mais uma vez ultrapassa os limites de sua categoria em todas as frentes de desempenho, conforto e estilo”, disse Hideto Yamasaki, presidente e CEO da Honda Aircraft Company, para emendar: “Também estamos entusiasmados em levar nossa aeronave adiante na jornada da automação, trazendo novas tecnologias para o mercado no próximo ano”. A Honda já planeja introduzir os recursos Autothrottle e o Emergency Autoland até o final de 2023.

Internamente, o HondaJet Elite II apresenta uma cabine totalmente redesenhada e a introdução de duas novas opções de design de interiores – Onyx e Steel -, com novos materiais de revestimento e cores. O redesenho da cabine levou a um luxo moderno de experiência de vôo com uma abordagem holística de conforto que inclui um tratamento acústico do ‘nariz’ à cauda, ​​criando um espaço tranquilo para passageiros e pilotos. Externamente, o Elite II apresenta um novo esquema de pintura, Black Edition, que diferencia ainda mais o apelo de rampa da aeronave.

As principais novas especificações do o HondaJet Elite II:
– MTOW aumentado para 11.100 lb.
– maior capacidade de combustível, com espaço adicional para armazenamento de combustível
– alcance estendido para 1.457 MN
– novo Ground Spoiler, otimizando desempenho de pista de decolagem e pouso, com aumento do peso
– refinamento da aviônica, com:
[1] introdução de novos recursos avançados proporcionando mais automação e aprimoramento, com o aumento da segurança operacional e redução da carga de trabalho do piloto para operações mais eficientes, ao mesmo tempo trazendo novas tecnologias para os clientes do HondaJet
[2] viabilização cada vez mais de execução de aproximações estabilizadas, com assistência a piloto(s) de alertas sonoros e visuais para a manutenção de um perfil de vôo estabilizado numa aproximação

A Honda já planeja introduzir os recursos Autothrottle e o Emergency Autoland até o final de 2023. A fabricante justifica o Autothrottle como meio de redução de carga de trabalho do piloto por meio da automação do gerenciamento de energia com base nas características de vôo desejadas em todas as fases do vôo, permitindo um desempenho mais preciso e eficiente da aeronave (para ser disponibilizado no primeiro semestre de 2023). E justifica o Emergency Autoland como recurso para ser ativado numa situação de emergência para controle e pouso da aeronave de forma autônoma sem intervenção humana (para ser disponível no segundo semestre de 2023). [EL] – c/ fontes