Na NBAA-BACE 2024, Daher divulga atualizações no TBM-960 e Kodiak 100, em 31.10.24
A jornalista especializada em aviação Amy Wilder, em post do dia 21 na mídia AIN, cobriu a coletiva de imprensa do CEO da Daher Aircraft, Nicholas Chabbert à véspera da feira-convenção da aviação executiva americana NBAA-BACE 2024, que aconteceu entre os 22 e 24, em Las Vegas (Nevada/EUA).
Na coletiva, Chabbert anunciou a atualização mais recente para o monomotor turboélice Kodiak 100, com incorporação de hélice pentapá de lâminas de composite da Hartzell Propeller com uma função de trava de passo para operações aquáticas (com aviões equipados com flutuadores), para os novos aparelhos da linha de produção. A hélice atualizada pode ser adaptada em aviões Kodiak 100 já em serviço por meio do programa Hartzell Top Prop. A nova função de trava de passo permite que os aviões Kodiak equipados com flutuadores manobrem mais facilmente na água com maior controle, divulgou a fabricante. O aprimoramento ocorre quando Daher comemora o 20º aniversário do primeiro vôo do Kodiak 100, que ocorreu em 16 de outubro de 2004.
Chabbert observou que o monomotor turboélice de alto desempenho Daher TBM-960, agora em seu terceiro ano de produção, continua passando por melhoramentos. Os aprimoramentos do e-copilot da aeronave incluem o Home Safe, um programa de pouso automático de emergência acionado após 30 minutos de inatividade do piloto, bem como mensagens de alerta para pilotos e informações de táxi aprimoradas por imagem tridimensional. Dispor dessas mensagens de alerta “muda tremendamente a segurança na cabine”, disse Chabbert. Ele acrescentou que os alertas de áudio ajudam a melhorar o tempo de reação do piloto. Outras atualizações de segurança recentes para o TBM-960 incluem luzes de táxi e pouso de LED de alta intensidade no trem de pouso dianteiro.
Passando para o lado tecnológico do negócio, Chabbert revelou a versão 7 de seu aplicativo de piloto baseado em nuvem “Me & My TBM”, destacando mudanças que incluem gerenciamento integrado de documentos e suporte em tempo real para proprietários e operadores de TBM. O aplicativo agora apresenta atualizações de documentação centralizadas com sincronização em tempo real. Chabbert observou que o aplicativo tem mais de 400 usuários ativos por mês, “um terço da frota”.
No ano passado, na NBAA-BACE, o CEO da Daher, Didier Kayat, anunciou que os testes da tecnologia de propulsão híbrida EcoPulse eram iminentes. Um TBM-900 com propulsores elétricos montados nas asas tem sido a plataforma da fabricante para testar a tecnologia EcoPulse. Chabbert não apresentou nenhuma atualização específica sobre o projeto, mas deu a entender que um anúncio será feito em breve. “Estamos prestes a finalizar o relatório após a campanha de testes”, disse Chabbert, acrescentando que a Daher planeja anunciar as descobertas em dezembro.
A Daher Aircraft exibiu um TBM-960 e um Kodiak 900 no Aeroporto Executivo Henderson durante a NBAA-BACE 2024.
Chabbert também promoveu a ação humanitária de proprietários privados de aeronaves Kodiak e TBM, com a participação da Daher, com operação aérea para transporte de suprimentos vitais e resgate de animais após os furacões Helene e Milton, que assolaram o EUA recentemente. E que a Daher também forneceu serviços de reparo em campo para um Kodiak 100 do Serviço Florestal do EUA, na Carolina do Norte, como parte dos esforços de socorro após uma corrente de motor a jato (jet blast) danificar a aeronave.
Para Daher, esse tipo de assistência é um esforço contínuo. Chabbert destacou a parceria recentemente anunciada pela empresa com a RAF – Recreational Aviation Foundation para fornecer suporte de transporte. “Estamos agora em nosso segundo ano de fornecimento de suporte à RAF”, disse Chabbert, acrescentando que a empresa continuará a fornecer ajuda de longo prazo ao Serviço Florestal do EUA e à RAF. [EL]