Na Operação “São João”, ANAC fiscaliza 35 aeronaves e 53 aeronautas, em 20 dias, em 3 cidades do nordeste – Recife (SBRF) e Caruaru (SNRU) em PE, e Campina Grande (SBKG), na PB, em 07.07.24
Durante 20 dias, equipes da Superintendência de Inteligência e Ação Fiscal da ANAC participaram da operação “São João” em três aeródromos públicos no país, na região nordeste, para verificar a segurança das operações aéreas.
Onze servidores da Agência participaram da operação, realizada de 11 a 30 de junho. Os locais escolhidos foram aeroportos que registram grande movimentação nesse período do ano por causa dos tradicionais festejos juninos:
– Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes (SBRF) e Aeroporto Oscar Laranjeira (SNRU), em Caruaru, ambos em Pernambuco; e,
– Aeroporto João Suassuna, de Campina Grande (SBKG), na Paraíba.
No total, foram fiscalizadas 35 aeronaves e 53 aeronautas e não foram identificadas irregularidades nas operações.
O resultado foi comemorado pelos fiscais, já que nenhuma irregularidade foi constatada e revela que os procedimentos de segurança estão sendo respeitados.
O objetivo da operação de fiscalização era verificar se o transporte estava sendo feito de forma regular, obedecendo a todas as normas da ANAC. A principal preocupação nesse tipo de operação é coibir o uso de transporte clandestino que não oferece segurança para passageiros e tripulação.
Em todo os aeroportos fiscalizados, os profissionais da ANAC realizaram trabalho educativo e de conscientização dos usuários sobre a importância da contratação de serviços de transporte aéreo que estejam em situação regular junto à Agência. Na ocasião, foram distribuídos materiais informativos sobre os cuidados que devem ser tomados na contratação do serviço.