Na prévia operacional, EMBRAER 32 jatos civis, sendo entrega 11 do transporte comercial e 21 do transporte executivo, no 2T22, e no 1S22 acumula 46 aeronaves entregues (17 comerciais e 29 executivas), em 25.07.22


Fonte: InfoMoney – 25/07/2022
A EMBRAER entregou 32 jatos no segundo trimestre de 2022 (2T22), sendo 11 comerciais (34%) e 21 executivos (66%), sendo 12 jatos leves (57%) e 9 jatos médios (43%), segundo prévia operacional divulgada nesta segunda (25).

Nos seis primeiros meses do ano, a empresa acumula um total de 46 aeronave entregues, sendo 17 comerciais (37%) e 29 executivas (63%).

Já a carteira de pedidos firmes (backlog) encerrou o segundo trimestre deste ano em US$ 17,8 bilhões, o maior nível desde 2T18, impulsionada por novas vendas de aeronaves e serviços, um crescimento de 12% quando comparado aos US$ 15,9 bilhões (um aumento de US$ 1,9 bi, ou 12%) registrados no mesmo período de 2021 (um ano antes).

No encerramento do 2T22 (e 1S22), no dia 30 de junho, a fabricante contava com 312 pedidos firmes de aeronaves a entregar, sendo compostos em sua maioria por aeronaves comerciais E175 e E195-E2.

No período, a EMBRAER recebeu na família de operadores de EJets a Sky High, da República Dominicana, que vai operar dois jatos E190 de primeira geração. Estas aeronaves serão cobertas pelo Programa Pool, cujo contrato foi anunciado pela EMBRAER Serviços & Suporte. Já em outro contrato, anunciado em maio, EMBRAER e a Nordic Aviation Capital (NAC) acordaram até 10 posições de conversão para os jatos E190F/E195F. Em junho, a EMBRAER assinou um pedido firme para conversão de até 10 EJets em aeronaves cargueiras com um cliente “não-divulgado”. As aeronaves virão da atual frota de EJets deste cliente, com entregas a partir de 2024. Segundo comunicado, este é o primeiro contrato firme para a conversão de EJets, sendo o segundo acordo para esse tipo de operação.

E a NAC anunciou um memorando de entendimento para a Astral Aviation, com sede em Nairobi, Quênia, realizar a conversão das duas primeiras aeronaves cargueiras (P2F, Passenger to Freight) do modelo E190F.

E no mercado de aviação executiva, os resultados confirmam o posicionamento sólido da EMBRAER nos segmentos de jatos leves e médios, com aumento da demanda.

Ainda no segundo trimestre de 2022, a EMBRAER Defesa & Segurança entregou o último caça modernizado “AF-1” para a Marinha do Brasil.

Na última semana, durante a feira aeronáutica Farnborough Airshow (FIA), na Inglaterra, a divisão EMBRAER Aviação Comercial anunciou a venda de 20 jatos E195-E2 para a Porter Airlines, do Canadá, que serão incluídos na carteira de pedidos firmes do terceiro trimestre de 2022. A cia. aérea canadense passa a ter agora 50 pedidos firmes e 50 direitos de compra para o modelo E195-E2. Também na FIA 2022, a EMBRAER anunciou um pedido firme da Alaska Air Group para oito jatos E175, os quais já constam no valor da carteira de pedidos do 2T22, além de 13 direitos de compra.

A EMBRAER Serviços & Suporte anunciou um contrato de renovação e expansão com a LOT Polish Airlines para o Programa Pool. O acordo de longo prazo cobrirá um total de 44 EJets.

A EMBRAER Defesa & Segurança celebrou acordos de cooperação com a BAE Systems por meio de dois memorandos de entendimento (MoU) que visam ampliar a atuação das empresas no mercado global de defesa. O primeiro é voltado para promover o transportador KC-390 nos mercados do Oriente Médio (inicialmente no Reino da Arábia Saudita) e o outro confirma uma intenção de criar uma joint venture para desenvolver uma variante de defesa do veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) da Eve.

Dados prévios da EMBRAER não animam, mas analistas mantêm visão de forte potencial de alta para ADR – mesmo aqueles que cortaram estimativas vêem forte potencial de alta para as ações
Fonte: Equipe InfoMoney – 25/07/2022
Após reportar na última semana novos pedidos que agradaram os investidores, os números apresentados nesta segunda (25) pela fabricante brasileira EMBRAER não foram tão bem recebidos. A EMBRAER informou que entregou 32 jatos no segundo trimestre de 2022, sendo 11 comerciais e 21 executivos.

A EMBRAER divulgou que sua carteira de pedidos firmes encerrou o trimestre em US$ 17,8 bilhões, o nível mais alto desde 2018 e um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

A carteira não inclui um novo pedido de 20 aeronaves E195-E2 pela Porter Airlines, avaliado em US$ 1,56 bilhão, que foi anunciado semana passada na Farnborough Airshow. A encomenda será adicionada aos números do terceiro trimestre, informou a EMBRAER.

No entanto, a carteira do segundo trimestre já inclui o pedido de oito novos jatos E175 pela Alaska Air Group, segundo a EMBRAER. O negócio também foi anunciado na última semana.

“O resultado das entregas ficou levemente abaixo das nossas estimativas (14 comerciais e 23 executivos)”, apontou a Eleven. Na aviação comercial foi observada uma redução no mix da família E2 (cerca de 27% do total), quando comparado ao entregue no 1T22 e 2T21 (33% e 50% respectivamente).

“A Embraer já havia informado que o primeiro semestre do ano seria um pouco mais fraco, e sazonalmente as entregas se concentram na segunda metade do ano; contudo, avaliando o percentual atingido da extremidade mais baixa do guidance vemos um ano mais desafiador para a empresa com uma média de 28% em 2022, enquanto em 2021 a companhia já havia entregado na média 44% ao final de junho”, avalia a Eleven. A recomendação para os ADRs (American Depositary Receipts, ou papéis negociados na Bolsa americana) ERJ é de compra, com preço-alvo de US$ 17, um valor 96% acima do fechamento da última sexta (22).

Para o Itaú BBA, os números gerais foram fracos, podendo ofuscar as notícias da robusta carteira de pedidos. “As entregas ficaram um pouco em linha com nossas expectativas, o que acreditamos que deixará a empresa mais longe do topo de seu guidance para 2022 e mais perto do fundo”, avaliam os analistas. A recomendação segue outperform (desempenho acima da média) para os ADRs, com preço-alvo de US$ 21, ainda um potencial de valorização de 143% frente o fechamento de sexta.

Para o Bradesco BBI, as entregas da EMBRAER no 2T22 ficaram abaixo das suas estimativas de 15 aeronaves comerciais e 22 executivas. “A EMBRAER não informou nenhum cancelamento, confirmando nossa visão de que a demanda está sólida, mas as OEM [fabricantes] globais dão sinais de que continuam afetados pela escassez de componentes”, avalia.

“Em nossa opinião, isso pode resultar na entrega da EMBRAER no limite inferior de seu guidance para 2022 de 60-70 comerciais/100-110 aeronaves executivas, com aeronaves comerciais/executivas no segundo semestre de 2022 acelerando para 43/71 unidades, de 17 e 29 unidades no 1S22”, complementa a equipe de análise.

De forma a incorporar os dados do segundo trimestre, os analistas do BBI mantiveram recomendação outperform, mas reduzindo o preço-alvo em 2022 de US$ 26 para US$ 20,00, ou um upside de 131%. “Reduzimos nossas estimativas de receita líquida e Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] para 2022, esperando entregas de 60/100 aeronaves comerciais/executivas (de 65/105 anteriormente), com a EMBRAER mantendo esses níveis para 2023”, avaliam.