NASA conclui revisão inicial do vôo supersônico X-59 de baixo estrondo sônico, em 29.05.24


Um Conselho revisor de aptidão de vôo da NASA concluiu seu estudo do plano para testes de solo e de vôo do demonstrador supersônico de reduzido boom sônico (Low Boom Flight Demonstrator) X-59. Isso marca a primeira etapa do processo de aprovação para que a aeronave de capacidade de vôo à MACH 1,4 ascender ao céu. A notícia foi objeto de post de Kerry Lynch, editora da revista mensal AIN, no dia 23.

Composto por especialistas independentes de toda a NASA, o Conselho de revisão analisou a abordagem da equipe do projeto X-59 em relação à segurança do público e da equipe durante os testes. Isto incluiu aprofundar a análise da equipe do projeto sobre perigos potenciais e identificação de riscos. O Conselho fornecerá orientações e recomendações para avançar.

“Não é uma aprovação-falha”, disse Cathy Bahm, gerente do projeto Low Boom Flight Demonstrator da NASA. “Receberemos ações do Conselho e trabalharemos com eles para resolvê-las e trabalharemos na revisão de aeronavegabilidade e segurança de vôo”, disse Bahm.

Essa revisão é o próximo marco de segurança, explicou a NASA, dizendo que envolverá líderes seniores de vários centros da NASA e o principal contratante Lockheed Martin. Em seguida, haverá um resumo técnico final.

“A Revisão de Preparação de Vôo focou em aspectos específicos do trabalho da equipe X-59 na aeronave, mas também serviu como uma visão geral e atualização de todo o projeto”, disse Jay Brandon, engenheiro-chefe do projeto Low Boom Flight Demonstrator. “Isso nos deu a oportunidade de parar de trabalhar por um minuto e reunir o que fizemos para podermos contar nossa história, não apenas para o Conselho, mas para toda a equipe do projeto”, completou Brandon.

Enquanto isso, a equipe do X-59 está se preparando para testes de solo envolvendo motores de integração de sistemas e testes de interferência eletromagnética.

“Nenhum desses sistemas jamais funcionou e funcionou juntos antes”, disse Brad Neal, presidente do Conselho de revisão de aeronavegabilidade e segurança de vôo do projeto X-59. “É algo totalmente novo que estamos desenvolvendo, embora sejam componentes que estiveram em aeronaves legadas diferentes. À medida que avançamos nos testes de integração aqui, será uma grande oportunidade de aprender”, disse Neal.

Montada na Lockheed Martin Skunk Works em Palmdale, Califórnia, a aeronave foi projetada para voar em velocidade supersônica, mas com um estrondo (boom) sônico mais baixo (de menor ruído), que a NASA compara a um “baque”. O X-59 será usado na missão Quest da NASA para coletar dados sobre a resposta do público a uma aeronave mais silenciosa. Esses dados serão usados para explorar possíveis mudanças regulatórias que poderiam restaurar o vôo supersônico sobre terra. [EL] – c/ fonte