NASA contrata Reliable Robotics para testes de UAS (aeronaves não-tripuladas) com Cessna Caravan comandado remotamente em aeroportos, visando dados de vôo para fundamentar padrões de desempenho, em 12.12.25
Como parte de seus esforços contínuos para promover a integração de sistemas de aeronaves não-tripuladas (UAS – Unmanned Aircraft System) no Sistema Nacional de Espaço Aéreo (NAS) americano, a NASA contratou a Reliable Robotics (da Califórnia/EUA) para realizar demonstrações de vôo com seu Cessna 208B Grand Caravan altamente automatizado em aeroportos e arredores, coletando dados que irão fundamentar futuros padrões de desempenho para UAS.
Durante a campanha de coleta de dados, a Reliable Robotics também demonstrará procedimentos de gerenciamento de contingência para cenários como perda de links de dados e ambientes com GNSS degradado ou indisponível.
Para a campanha da NASA, financiada por meio de um contrato de Fase III do Programa de Inovação e Pesquisa para Pequenos Empreendimentos (SBIR – Small Business Innovation and Research), a aeronave experimental demonstrará operações de vôo de carga regional não tripuladas “em uma área terminal onde manobras, procedimentos, interações com o controle de tráfego aéreo e implicações de autorizações visuais para operações remotamente pilotadas são avaliadas”, divulgou a Reliable Robotics em um comunicado de 10 de dezembro.
O Caravan da Reliable Robotics, pilotado remotamente, está equipado com um sistema avançado de piloto-automático e navegação que automatiza todas as fases do vôo, incluindo táxi, decolagem e pouso.
A Reliable Robotics já demonstrou o Sistema de Autonomia Confiável (RAS – Reliable Autonomy System) em vôos sem piloto a bordo.
“A Reliable Robotics está trabalhando com a NASA para determinar a localização dos vôos de ensaio, e a demonstração final de vôo ocorrerá entre o Porto Aéreo e Espacial de Mojave/Rutan Field e a Base Aérea de Edwards, sujeita a quaisquer atualizações com base em requisitos operacionais ou considerações logísticas. Todos os vôos de coleta de dados e o vôo de demonstração final serão concluídos até o terceiro trimestre de 2026”, disse um porta-voz da empresa para a mídia AIN.
Após o término da campanha, a Reliable Robotics fornecerá todos os dados de voo coletados à NASA, à FAA e às organizações de desenvolvimento de padrões. Segundo a Reliable Robotics, os responsáveis pela regulamentação usarão os dados para fundamentar e validar os padrões mínimos de desempenho operacional (MOPS – Minimum Operational Performance Standards), que definem os requisitos para sistemas e equipamentos aerotransportados específicos, e os padrões mínimos de desempenho do sistema de aviação (MASPS – Minimum Aviation System Performance Standards), que regem o ecossistema da aviação em geral, incluindo os sistemas de gerenciamento de tráfego de UAS.
“Esta campanha de testes ocorre em um momento único, quando a autonomia de aeronaves, que aprimora a segurança, está se aproximando rapidamente da certificação da FAA e da entrada em serviço para transporte aéreo regional de carga e aplicações militares. Iniciativas como esta são a forma como continuamos a avançar no ecossistema de políticas públicas necessário”, disse Robert Rose, cofundador e CEO da Reliable.
O contrato de US$ 1 milhão da Fase III do programa SBIR ocorre poucos meses depois da Reliable e a NASA firmarem uma parceria sob o Acordo da Lei Espacial para ampliar as capacidades dos UAS em operações de transporte aéreo de carga. Os parceiros já colaboraram anteriormente em testes de detecção e evasão para validar o uso de radares de vigilância. A Reliable também tem trabalhado com a Força Aérea do EUA (USAF) para introduzir e desenvolver padrões para aeronaves militares autônomas, incluindo o Cessna Caravan equipado com RAS. [EL]
