NATA atualiza seu manual/guia de prevenção de falhas de abastecimento e de uso de combustível incorporando dados relativos à recém-aprovada AvGas sem chumbo, em 11.01.23


A NATA – National Air Transportation Association (Associação do Transporte Aéreo Nacional, do EUA) atualizou a primeira edição do seu manual de prevenção de falhas relativas a combustível-abastecimento – intitulado General Aviation Misfueling Prevention Program – dentro de programa de segurança (Safety 1st). A atualizações incorporou novos dados relativos à recém-aprovada AvGas sem chumbo (unleaded AvGas).

Página temática do Programa prevenção de falhas de abastecimento – NATA:
https://www.nata.aero/education-and-training/misfueling-prevention-program

O programa de prevenção de falhas de combustível/abastecimento da aviação geral atualizado da NATA visa abordar as mudanças com o advento da AvGas sem chumbo e outros graus de combustível que surgiram desde que o programa foi introduzido pela primeira vez.

Com o abastecimento incorreto de aeronaves ainda sendo uma preocupação no setor de aviação geral, a NATA divulgou a atualização de seu programa de prevenção de abastecimento inadequado de aviação geral. Desenvolvido como parte do programa de treinamento em solo padrão da indústria, da NATA, o programa de prevenção de erros de abastecimento é um recurso on-line gratuito para pilotos, pessoal de serviço de linha e outros na área de abastecimento de aeronaves.

O programa é um “recurso de treinamento on-line gratuito para pilotos, profissionais de serviço de linha e outras partes interessadas no abastecimento de aeronaves”, com o objetivo de facilitar a transição dos combustíveis tradicionais com chumbo para variantes sem chumbo mais ecológicas à medida que estas novas alternativas entram em uso generalizado. Com vários combustíveis disponíveis em campos em todo o país, os contratempos podem se tornar cada vez mais comuns, algo que as Melhores Práticas Operacionais, na primeira edição do guia, devem contribuir para evitar.

Desde a sua criação em 2016, o programa Safety 1st da NATA ajudou mais de 13.000 funcionários a passar na primeira fase do treinamento.

“O novo treinamento atualiza o conteúdo original e aborda os novos riscos de abastecimento incorreto associados à AvGas sem chumbo e à introdução de um grau adicional de combustível nos aeroportos”, disse o diretor administrativo de segurança e treinamento da NATA, Steve Berry. “Incentivamos todos os envolvidos em todo o processo de reabastecimento da aeronave a concluir o treinamento atualizado, mesmo aqueles que já participaram do programa original”, acrescentou Berry.

A atualização também inclui informações sobre o risco de abastecer incorretamente uma aeronave de motorização a pistão com ignição por centelha com gasolina AvGas de baixa octanagem inferior ao necessário, como a UL-94 em uma aeronave que requer gasolina de 100 octanas (100LL), disse Berry para mídia de aviação AIN. O componente UL da atualização é importante destacar à medida que mais e mais aeroportos começam a oferecer uma opção UL-94 durante o período de transição para um AvGas sem chumbo de 100 octanas comercialmente disponível com aprovação para toda a frota.

A NATA reconheceu a necessidade de um recurso de prevenção de erros de abastecimento em todo o setor em 2015, desenvolvendo o programa inicial para estar em conformidade com os padrões do Energy Institute e as Primeiras Melhores Práticas Operacionais de Segurança, da NATA. Hoje, mais de 13.000 partes interessadas em todo o mundo receberam um certificado pela conclusão bem-sucedida da primeira geração de treinamento.

O programa original da NATA foi estabelecido, em 2015, para estar em conformidade com os padrões do Energy Insitute, bem como com as próprias melhores práticas da associação derivadas de seu treinamento operacional.

“É comprovado que colocar o tipo errado de combustível em uma aeronave tem consequências trágicas. À medida que o cenário do aeroporto evolui, a NATA tem orgulho de investir e fornecer recursos dinâmicos que educam e treinam continuamente todas as partes interessadas sobre os elementos simples, mas críticos, necessários para evitar o abastecimento incorreto de aeronaves”, disse o presidente e CEO da NATA, Curt Castagna. [EL] – c/ fontes