NAV Canada conduzindo testes de ADS-B no espaço aéreo abaixo do FL290, em 26.01.22
A NAV Canada iniciou teste de serviço ADS-B em espaço aéreo abaixo do FL290 em partes da Região de Informação de Vôo (FIR) de Montreal. O teste avaliará o desempenho geral do sistema e avaliará a eficácia das operações ADS-B em uma área terminal e em espaço aéreo de alta densidade.
Os operadores que pretendam participar no ensaio devem utilizar aeronaves equipadas com transponders de 1.090 MHz no Modo S (Squitter) estendido usando diversas antenas ou antena capaz de transmitir superiormente para satélites. As antenas para transmissão inferiormente individualmente não atendem ao requisito. Os participantes também devem arquivar as seguintes informações de equipagem ADS-B em seus planos de vôo: capacidades ADS-B “OUT” e “IN” de 1.090 MHz.
A NAV Canada já fornece serviço de vigilância ADS-B no FL 290 e acima de forma voluntária desde fevereiro de 2021.
A NAV Canada em 2019 suspendeu seu plano de obrigar o uso de ADS-B a partir de 2021 em resposta ao feedback de partes interessadas e do setor. O adiamento deu à NAV Canada mais tempo para desenvolver regulamentos com a Transport Canada, além de fornecer mais tempo para o processo de certificação de equipamentos associados aos requisitos de diversidade de antenas.
A expectativa no mercado é a que NAV Canada dê um aviso prévio de pelo menos um ano assim que um novo requisito de obrigatoriedade for finalizado.
A empresa privada NAV Canada é provedora de serviços de controle de tráfego aéreo e navegação aérea pelo Estado do Canadá, sem fins lucrativos, fundada em 1996, com sede em Ottawa. [EL] – c/ fontes