NAV Canada implanta ferramenta digital dinâmica para gerenciamento de tráfego para separação de aeronaves baseada em tempo, a Intelligent Approach (aproximação/chegada “inteligente”) no Aeroporto Internacional Toronto/Pearson, em 10.06.22


A provedora de serviços de navegação aérea NAV Canada implantou a ferramenta digital de separação de aeronaves baseada em tempo, denominada Intelligent Approach (aproximação/chegada “inteligente”), no Aeroporto Internacional Toronto/Pearson (CYYZ).

A provedora canadense divulgou que é a pioneira na prestação de serviços de navegação aérea na América do Norte a empregar esse recurso e ferramenta de gerenciamento de tráfego aéreo.

A tecnologia relativamente nova – introduzida pela primeira vez no Aeroporto de Heathrow, em Londres (Inglaterra), em 2015 – adiciona capacidade adicional nas cinco pistas do Aeroporto Pearson, otimizando o espaçamento entre as aeronaves que chegam para “ajudar a reduzir atrasos, consumo e queima de combustível e emissões de CO2, particularmente em condições de vento forte”, destacou a NAV Canada.

Desenvolvido em conjunto pela provedora de informação aeronáutica NATS, do Reino Unido, e a provedora de tecnologia de informação Leidos, com sede em Reston, na Virgínia/EUA, o sistema Intelligent Approach calcula dinamicamente o intervalo de tempo ideal entre aeronaves em chegada com base em dados meteorológicos do momento e o tipo de aeronave, em vez de depender de distâncias de separação de aeronaves reguladas. Em seguida, o sistema ‘traduz’ isso em um marcador gráfico na tela de radar de um controlador, ajudando a melhorar a consistência do espaçamento de aeronaves e a manter a taxa de operações de pouso mesmo em condição de vento forte.

Mark Cooper, vice-presidente e diretor de tecnologia e informação da NAV Canada, disse: “A NAV Canada continua a colaborar com os principais parceiros, como a NATS e a Leidos, para trazer inovações para nossos processos e sistemas, como a Abordagem Inteligente em Toronto/Pearson, que precisamos aumentar nossa eficiência e eficácia operacional”.

O Aeroporto Internacional Toronto/Pearson (CYYZ) tem um conjunto de cinco pistas, sendo dois pares de pistas paralelas, em um arranjo ortogonalmente.  Ao centro do aeroporto, são duas pistas 15/33 (paralelas) – a 15L/33R de 91 x 3.368 m., e a 15R/33L, de 61 x 2.770 m.; no quadrante SE, estão as pistas paralelas 06/24, sendo a 06L/24R de 61 x 2.956 m. e a 06R/24L, de 61 x 2.743 m., e no quadrante NW a pista 05/23, de 61 x 3.389 m, cruzando as pistas 15/33.

Localizado em Mississauga, em Ontário, é o principal aeroporto atendendo Toronto, sua área metropolitana e a região circundante conhecida como Golden Horseshoe. É o maior e mais movimentado aeroporto do Canadá e da província de Ontário. Antes da pandemia COVID-19 foi o segundo portão do transporte aéreo internacional mais movimentado das Américas e o 30º aeroporto mais movimentado do mundo em tráfego de passageiros.

Numa trajetória crescente, o aeroporto movimentou em 2018 o total de 49.507.418 passageiros, sendo 17.860.337 passageiros domésticos, 13.570.570 passageiros de serviços transfronteiriços (EUA) e 18.076.511 passageiros de vôos internacionais; em 2019, movimentou o total de 50.499.431 passageiros, sendo 18.108.953 passageiros domésticos, 13.847.414 passageiros de serviços transfronteiriços (EUA) e 18.543.064 passageiros de vôos internacionais. Em 2021, foram cerca de 12.700.000 passageiros e 174.588 movimentações de aeronaves.

A NATS e a Leidos estão trabalhando com a provedora de serviços de tráfego aéreo holandês LVNL para implementar a “Abordagem Inteligente” no Aeroporto Schiphol, de Amsterdã. [EL] – c/ fontes