“Navajo” TPP tem acidente de “pouso longo” em pista de 700 m., em AD alternado em rota (“não-programado”) durante viagem de 625 MN (DCT) entre Itaituba/PA e Boa Vista/RR, em 28.11.21


No último dia 19, o bimotor Piper PA-31 “Navajo” de prefixo PT-DQU (registro de produção sn 31640, ano de fabricação 1970) decolou do aeródromo Crepurizão (SBOJ), município de Itaituba/PA, com destino ao Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede (SBBV), em Boa Vista/RR, em rota direta à distância de 625 MN (a NW, RM 356º).

Distando do aeroporto de Itaituba (SBIH) 165 MN a SE, o aeródromo privado do Crepurizão (SBOJ), município de Itaituba, tem pista (09/27) de 18 x 750 m., de cascalho, em elevação de 623 pés.

Por motivos desconhecidos (pelo CENIPA), o avião fez um pouso “não-programado” no aeródromo de Jatapuzinho (SJLJ), município de Caroebe/RR, à distância (em rota direta) do Crepurizão (SBOJ) de 470 MN (a NW, RM 360º) e de 160 MN a SE de Boa Vista (SBBV) – no RM 343º para SBBV. A aeronave percorreu toda a extensão disponível e saiu pela extremidade oposta.

O aeródromo privado de Jatapuzinho (SJLJ), município de Caroebe, tem pista (11/29) de 30 x 700 m., de terra, com resistência de piso para aeronave com até 4.000 kg, em elevação de 397 pés. Trata-se de uma pista em ponto remoto do sul de RR, que atende a comunidade indígena do Jatapuzinho.

Em rota direta SBOJ-SBBV, o vôo cruza o través de Manaus (SBEG), distante a oeste cerca de 95 MN e do aeródromo de Jatapuzinho (SJLJ), distante a leste cerca de 32 MN.

Uma viagem SBOJ-SBBV via Manaus resulta distância de 656 MN, nos segmentos SBOJ-SBEG de 301 MN e SBEG-SBBV de 355 MN – por aerovia (FL mínimo 160), ou rota equivalente de aerovia -, a partir do sobrevôo de Jacareacanga/PA (SBEK), a 66 MN a NW de SBOJ.

O evento está listado no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de “pouso longo”, registrado no horário de 19:15Z (15:15LT). No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.

O avião é registrado na categoria do transporte privado (regido pelo regulamento RBAC-91), com proprietário e operador mesma Pessoa Física, com último registro de compra/transferência em 30/07/2021. O avião é aprovado para até sete passageiros, MTOW de 2.948 kg, e operação IFR (diurno/noturno). O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em 29/09/2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) até julho de 2022.