NBAA acolhe positivamente acordo EUA-UE com retorno às tarifas zero por zero para aeronaves e peças, em 25.08.25


Em nota no seu portal no dia 21, a NBAA – National Business Aviation Association (Associação Nacional de Aviação Executiva, do EUA) elogiou o governo Trump pelo lançamento de um acordo sobre um Acordo de Comércio Recíproco, Justo e Equilibrado, anunciado, nesse dia, com a União Européia (UE), que inclui o retorno às tarifas zero por zero para aeronaves e peças a partir de 1º de setembro.

O acordo-estruturado surgiu na esteira do anúncio, no mês passado, do retorno às tarifas zero por zero para produtos aeroespaciais.

Desde a implementação do Acordo sobre o Comércio de Aeronaves Civis de 1979, mais de 30 países se beneficiaram de um acordo comercial justo e recíproco zero por zero na aviação civil.

O presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen, observou que o Acordo sobre o Comércio de Aeronaves Civis de 1979 teve um impacto inegavelmente positivo na liderança do EUA em segurança e inovação aeroespacial global. O acordo resultou em um superávit comercial de US$ 104 bilhões na indústria aeroespacial, liderando todos os outros setores no fortalecimento da balança comercial do país, ao mesmo tempo em que criou 1,8 milhões de empregos no EUA.

“O acordo marca um passo vital para o restabelecimento de um ambiente comercial justo e equilibrado”, disse Bolen. “Ele apoia a inovação contínua na indústria aeroespacial, fortalece a liderança global dos Estados Unidos em segurança da aviação e ajuda a sustentar o significativo superávit comercial que a indústria aeroespacial dos EUA alcançou ao longo de muitas décadas”, complementou Bolen.

A NBAA instou o governo a retornar à política de tarifas zero por zero com todos os outros signatários do Acordo sobre o Comércio de Aeronaves Civis de 1979. [EL]

No blog:
https://aib-el.com.br/presidente-trump-fecha-acordo-com-uniao-europeia-com-reducao-de-tarifa-para-15-e-importacao-de-energia-de-us-750-bi-e-investimentos-no-eua-de-us-600-bi-pela-ue-em-29-07-25/